Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Importação de produtos sul-africanos baixa 19,3 milhões de meticais

A importação de produtos provenientes da África do Sul para o mercado moçambicano deverá situar-se em cerca de 49,8 milhões de meticais até finais de 2011, cifra que representa uma redução de perto de 19,3 milhões de meticais em relação ao valor atingido em 2009.

Em 2009, Moçambique importou da África do Sul produtos equivalentes a 68,7 milhões de meticais, segundo fonte documental da Embaixada daquele país no Maputo, sem, no entanto, avançar as causas daquela redução.

Contudo, o documento refere que as exportações de produtos moçambicanos para aquela potência económica africana deverão aumentar para cerca de 15,6 milhões de meticais em 2011, contra 11,5 milhões de meticais alcançados em 2009, de acordo ainda com aquela fonte diplomática.

Apesar de a balança comercial ser largamente favorável à África do Sul, a venda de produtos nacionais para aquele mercado deverá aumentar “significativamente”, nos próximos anos, devido à crescente disponibilidade de energia eléctrica e gás natural em Moçambique, segundo ainda a mesma fonte.

Refira-se que Moçambique exporta também para a África do Sul produtos tradicionais como mariscos, algodão e citrinos, enquanto aquele país vizinho canaliza para o mercado nacional bens alimentares, vestuário, viaturas, entre outros.

Aqueles dados foram divulgados esta quarta-feira durante um encontro empresarial realizado na cidade do Maputo, envolvendo agentes económicos de Moçambique e da África do Sul.

O encontro contou com a presença do Presidente moçambicano, Armando Guebuza, e Jacob Zuma, da África do Sul.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!