Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Jacob Zuma casa-se pela sexta vez

Presidente sul-africano diz que os media não deveriam ter publicado agressão do moçambicano

O Presidente sul-africano e do partido no poder, o Congresso Nacional Africano (ANC), Jacob Zuma, casa-se este fim-de-semana pela sexta vez, numa cerimónia restrita a ter lugar na sua terra natal, Nkandla, província de Kwazulu-Natal. Com a oficialização da sua relação com Gloria Bongi Ngema, com quem já tem um filho de três anos, Zuma passará a ter quatro mulheres.

Jacob Gedleyihlekisa Zuma, que completou 70 anos de vida na semana passada, foi ilibado de acusações de violação em 2006, apesar de ter admitido ter mantido relações sexuais sem protecção com uma mulher seropositiva. Zuma disse na altura que após o acto tomou um banho de chuveiro, acreditando que tal o protegia da infecção.

Esse pronunciamento criou uma grande revolta por parte das organizações que lidam com o HIV/ SIDA, visto que a conduta do Presidente em nada ajudava a erradicação da pandemia num país com um dos maiores índices de seroprevalência.

Gastos não serão suportados pelo Estado

Em resposta às crescentes dúvidas acerca da proveniência dos fundos para a cerimónia, o porta-voz da Presidência sul-africana, Mac Maharaj, aliviou o povo sul-africano ao garantir que os mesmos “sairão do bolso” do próprio Jacob Zuma e que não será usado dinheiro do erário público, desmentido informações veiculadas nos media locais.

Só a remodelação da propriedade de Nkandla, onde vai decorrer a cerimónia, absorveu cerca de seis milhões de euros.

O Estado suporta as despesas da participação das esposas nas galas oficiais e custeia ainda um total de 60 voos domésticos na classe económica para a família Zuma por ano.

Os custos do transporte escolar para os filhos são também da responsabilidade da Presidência. Jacob Zuma tem no total 21 filhos.

Continuidade na presidência do ANC decide-se em Dezembro

Entretanto, não é só de felicidade que vive o Presidente da África do Sul, numa altura em que cresce a revolta da ala juvenil do ANC, encabeçada pelo expulso e controverso Julius Malema, a poucos meses do Congresso de Mangaung, que irá ditar a sua continuidade ou não na presidência do ANC.

Esta crise deve-se ao facto de o ANC ter movido um processo que visava derrubar Julius Malema, ex-presidente da Liga Juvenil do ANC, o qual era acusado de violar constantemente o estatuto daquele partido.

A Liga da Juventude diz num comunicado divulgado após a reunião da Comissão Executiva Nacional, em Joanesburgo, que a sua intenção é de proteger a sua autonomia e não aceitar a revogação de nenhum dos seus líderes eleitos.

No referido encontro, os jovens aproveitaram a oportunidade para, mais uma vez, desafiar a autoridade do partido ao pedir a nacionalização das minas e a expropriação sem compensação de fazendeiros brancos, opções excluídas pelo Governo.

A direcção do partido reagiu na última terça-feira, acusando-os de estarem a violar o estatuto e aconselhou todos os membros e estruturas a abandonarem esta ideia.

“A decisão do Comité Executivo da Liga da Juventude desafia a decisão da Comissão Nacional de Disciplina. Essas ideias são contra as regras estatutárias do ANC”.

Julius Malema, de 31 anos de idade, é objecto de um procedimento disciplinar desde Agosto do ano passado por denegrir repetidas vezes a imagem e a unidade do partido.

Inconformado com a exclusão, anunciada no fim de Fevereiro, e antes de recorrer, Malema qualificou recentemente o Presidente Jacob Zuma de “ditador”, o que lhe valeu uma suspensão com efeito imediato.

Este caso é considerado um teste à autoridade de Zuma, que deve concorrer à sua sucessão no próximo congresso do partido, a ter lugar em Dezembro.

Por a maioria do ANC não ter sido ameaçada, analistas acreditam que Jacob Zuma poderá “sobreviver” e continuar na presidência do partido e concorrer para um segundo mandato nas eleições presidenciais de 2014.

Os possíveis oponentes de Jacob Zuma na presidência do ANC no Congresso de Mangaung são o empresário Cyril Ramaphosa, membro do Comité Central do ANC, e o Vice-Presidente da África do Sul e do partido, Ngalema Motlanthe.

Ngalema Motlanthe, que presidiu interinamente o país depois da queda de Thabo Mbeki até as eleições de 2009, é o principal favorito para destronar Jacob Zuma, visto que inúmeras vezes a Liga Juvenil do partido no poder veio a público apostar no seu nome.

Nos últimos tempos, Jacob Gedleyihlekisa Zuma tem caído no descrédito dentro e fora do partido. Fora a liga juvenil, a COSATU mostrou-se contra a introdução do sistema de portagens electrónicas virtuais, denominadas e-tol, na província de Gauteng (cidades de Joanesburgo e Pretória) e, recentemente, na cidade de Cabo.

Estas e outras medidas que concorrem para o agravamento do custo de vida, como é o caso do aumento dos preços de água e electricidade, poderão ditar a não reeleição de Jacob Zuma para mais um mandato.

Cinco casamentos e um noivado Esposas, namoradas e filhos de Jacob Zuma

Primeira namorada:

Minah Shongwe – irmã do Juiz Jeremiah Shongwe

Filhos:

1.Edward, nasceu em 1977

Primeira esposa:

Gertrude Sizakele Khumalo

Casaram-se em 1959 e não têm nenhum filho

Segunda esposa:

Nkosazana Dlamini-Zuma

Casaram-se em 1972 e divorciaram-se em 1998

Filhos:

1.Msholozi, nasceu em 1985

2.Gugu, nasceu em 1984

3.Thuli, nasceu em 1988

4.Thuthukile, nasceu em 1990

Terceira esposa:

Kate Mantsho

Casaram-se em 1976 e faleceu em 2000

Filhos:

1.Saad, nasceu em 1980

2.Duduzile, nasceu em 1982

3.Duduzane, nasceu 1982

4.Phumzile, nasceu em 1988

5.Vusi, nasceu em 1993

Quarta esposa:

Nompumelelo Ntuli

Casaram-se em 2008

Filhos:

1.Thandisiwe, nasceu em 2002

2.Sinqobile, nasceu em 2006

Quinta esposa:

Thobela Madiba Casaram-se em 2010

Filhos:

Nasceu em 2007

Noiva:

Gloria Bongi Ngema

Filhos:

1.Sinqumo, nasceu em 2006

Segunda namorada:

Sonono Khoza, filha de Irvin Khoza

Filhos:

Thandekile Matina Zuma, nasceu em 2009

Outros filhos:

1.Jabulile, com a esposa de Richard Bay

2.Bridget, vive com Thobeka Madiba

3.gémeos

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!