Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Itália evoca resistência da Segunda Guerra Mundial contra a crise

Os líderes italianos celebraram, esta Quarta-feira, a vitória dos partisanos sobre o nazi-fascismo, pedindo o mesmo espírito de sacrifício nacional diante da actual crise económica.

No dia 25 de Abril de 1945, o movimento italiano de resistência libertou Milão, quatro dias antes da chegada das tropas aliadas.

Menos de uma semana depois, chegavam ao fim as duas décadas da ditadura de Benito Mussolini, e os quase dois anos de ocupação nazista alemã.

O primeiro-ministro italiano, Mario Monti, fez um discurso diante de um museu romano que serviu de prisão nazista, na qual 2.000 italianos, incluindo crianças e idosos, foram detidos, torturados ou mortos.

As escritas feitas nas celas são mantidas até hoje. “A morte é feia para quem a teme”, diz uma delas. “Precisamos de ter uma nova experiência de libertação”, disse Monti.

“Uma libertação de como pensamos e vivemos, porque os nossos velhos hábitos impediram o país de olhar para o futuro.”

“Nas paredes deste museu está a evidência duma experiência dramática que envolveu muitos jovens, que por meio do seu sofrimento libertaram o país”, disse o premeiro-ministro.

“Neste momento de crise económica”, acrescentou, “o mesmo compromisso colectivo é necessário”.

O presidente da Itália, Giorgio Napolitano, que entregou o poder a Monti cinco meses atrás, quando o país dirigia-se para uma moratória, ecoou o sentimento do primeiro-ministro num discurso na praça principal de Pesaro, na costa italiana do Adriático.

“Diante duma crise que engolfou a Itália e a Europa, precisamos de aprender a lição de unidade nacional que a resistência nos ensinou”, disse Napolitano, de 86 anos, um ex-comunista que foi membro duma entidade estudantil antifascista durante a guerra.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!