Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

França quer 300 observadores da ONU na Síria em duas semanas

A França quer ver 300 observadores da ONU na Síria em duas semanas e irá pressionar por uma resolução de acordo com o Capítulo 7 da Carta do organismo internacional a não ser que Damasco cumpra os termos dum plano de paz até o início de Maio, afirmou o chanceler francês, Alain Juppé, esta Quarta-feira.

O Capítulo 7 permite que o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas autorize acções que podem incluir, em última análise, o uso de força militar.

Falando aos repórteres depois de reunir-se com os opositores do presidente sírio, Bashar al-Assad, Juppé disse que tem que acontecer o rápido invio de observadores, uma vez que o plano foi “extremamente aceite”.

“Isso não pode continuar indefinidamente. Queremos ver observadores em números suficientes, pelo menos 300… instalados o mais rápido possível”, disse Juppé, acrescentando que queria os observadores na Síria dentro de “duas semanas, não três meses.”

O chefe da área de manutenção de paz da ONU, Herve Ladsous, disse que levará um mês para enviar os primeiros 100 monitores.

Juppé afirmou que era “inaceitável” Damasco tentar controlar as nacionalidades que poderiam integrar a missão.

O enviado internacional para a Síria, Kofi Annan, disse, Terça-feira, que o governo sírio fracassou em cumprir com a promessa de recolher o seu armamento dos centros urbanos e que cidades onde os cidadãos encontram-se com os monitores da ONU podem ter sido atacadas.

Juppé declarou que, 5 de Maio, quando Annan apresentar um relatório ao Conselho de Segurança sobre a situação na Síria, será “o momento da verdade.”

“Se isso não funcionar, não podemos permitir que o regime nos desafie. Teremos que ir para um novo estágio com uma resolução do Capítulo 7 das Nações Unidas a fim de interromper essa tragédia”, afirmou Juppé.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!