Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

ISAP lança curso de mestrado para gestores aduaneiros

O Instituto Superior de Administração Pública (ISAP) acaba de lançar o primeiro curso de Mestrado em Gestão Aduaneira dirigido a profissionais superiores da Autoridade Tributária de Moçambique (ATM).

Nesta primeira fase, o curso, cuja duração é de dois anos, vai beneficiar vinte profissionais da área. A Ministra moçambicana da Função Pública, Vitória Diogo, disse, semana passada, na abertura oficial do curso que esta formação contribuirá para fortalecer e consolidar o Aparelho do Estado moçambicano, proporcionando mudanças tangíveis não só nas instituições públicas como também no sector privado.

“A profissionalização dos funcionários do Estado é um dos eixos centrais do Programa Quinquenal do Governo (2010-2014), pois ele aponta necessidade de capacitar, formar e valorizar o capital humano”, disse Diogo.

Ela elucidou que, em 2006, de um total de 167.424 funcionários e agentes do Estado 42 por cento tinham nível elementar, 50 por cento ostentavam o nível básico e médio e apenas oito por cento tinham o nível superior.

Volvidos seis anos, de um contingente de 247.725 funcionários e agentes do Estado que existiam no ano passado, 19 por cento ostentavam o nível elementar, 42 por cento o básico, 27 por cento o médio e 12 por cento o superior.

É na esteira da profissionalização dos funcionários do Estado que se introduz pela primeira vez em Moçambique (2013- 2015), o primeiro Mestrado em Gestão Aduaneira, cujo desafio é integrar os profissionais das alfândegas em particular na rede de relações com os países vizinhos.

Com o curso de Mestrado em gestão aduaneira em Moçambique, o ISAP está a cumprir com a sua missão de capacitar os gestores seniores do Estado e concorrer para que, até 2025, todas as chefias no Aparelho do Estado tenham beneficiado de formação daquela instituição.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!