Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

ISAP lança curso de mestrado para gestores aduaneiros

O Instituto Superior de Administração Pública (ISAP) acaba de lançar o primeiro curso de Mestrado em Gestão Aduaneira dirigido a profissionais superiores da Autoridade Tributária de Moçambique (ATM).

Nesta primeira fase, o curso, cuja duração é de dois anos, vai beneficiar vinte profissionais da área. A Ministra moçambicana da Função Pública, Vitória Diogo, disse, semana passada, na abertura oficial do curso que esta formação contribuirá para fortalecer e consolidar o Aparelho do Estado moçambicano, proporcionando mudanças tangíveis não só nas instituições públicas como também no sector privado.

“A profissionalização dos funcionários do Estado é um dos eixos centrais do Programa Quinquenal do Governo (2010-2014), pois ele aponta necessidade de capacitar, formar e valorizar o capital humano”, disse Diogo.

Ela elucidou que, em 2006, de um total de 167.424 funcionários e agentes do Estado 42 por cento tinham nível elementar, 50 por cento ostentavam o nível básico e médio e apenas oito por cento tinham o nível superior.

Volvidos seis anos, de um contingente de 247.725 funcionários e agentes do Estado que existiam no ano passado, 19 por cento ostentavam o nível elementar, 42 por cento o básico, 27 por cento o médio e 12 por cento o superior.

É na esteira da profissionalização dos funcionários do Estado que se introduz pela primeira vez em Moçambique (2013- 2015), o primeiro Mestrado em Gestão Aduaneira, cujo desafio é integrar os profissionais das alfândegas em particular na rede de relações com os países vizinhos.

Com o curso de Mestrado em gestão aduaneira em Moçambique, o ISAP está a cumprir com a sua missão de capacitar os gestores seniores do Estado e concorrer para que, até 2025, todas as chefias no Aparelho do Estado tenham beneficiado de formação daquela instituição.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!