Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Isabel Novela quer ser a (nova) estrela da música moçambicana!

Muito recentemente, a jovem intérprete e compositora moçambicana, Isabel Novela, apresentou-se para um dos mais exigentes públicos da música sul-africana, na cidade de Joanesburgo. A artista persegue uma carreira de caris internacional. Presentemente sob direcção da Native Rhythms e Sony Music, com que rubricou um contrato profissional, o seu percurso tem tudo para dar certo.

Nos finais do mês passado, Maio, alguns cidadãos sul-africanos bem entendidos na arte de cantar inventaram um tempo na cidade de Joanesburgo e a Native Rhythms e Sony Music realizaram um pequeno evento em que a a jovem compositora e intérprete moçambicana, Isabel Novela espalhou o seu talento vocal. O efeito do feito pode ter ficado na história e, nos próximos anos, pode ter conquistado um lugar cativo nas mais importantes efemérides da vida artística da cantora.

Presentemente, Isabel é considerada o primeiro rebento Pan-Africano da Native Rhythms e Sony Music. A par disso, a artista publicou um disco promocional com apenas quatro músicas que, como se não bastasse a boa receptividade que as suas composições musicais têm tido por parte da crítica, precede o lançamento da sua primeira obra discográfica a acontecer ainda este ano.

Enquanto isso não sucede, a artista possui uma rica programação de espectáculos e digressões na África do Sul até Dezembro do ano em curso, assim com na Europa a partir do verão de 2013.

Durante os dias em que esteve na Terra do Rand, em Maio último, Isabel Novela foi a estrela da imprensa daquele país, sobretudo a audiovisual, ao mesmo tempo que cedeu uma entrevista para a célebre revista Billboard, tendo na mesma ocasião participado num casting para a selecção de actores afim de participarem na produção de um documentário sobre a malária. Algumas imagens do referido filme serão captadas em Los Angeles, Reino Unido e Moçambique.

Intérprete e compositora com um talento incrível que é, Isabel Novela já teve a oportunidade de ter a colaboração de Bob James (na música Voices, por si interpretada), na qualidade de pianista.

Entre os mais de 50 festivais internacionais em que Isabel Novela já se apresentou na Europa podemos citar o exemplo de Dunya, Oreol, Roots, Mundial e North Sea Jazz Festival – todos realizados na Holanda – ao quais se incluem algumas passagens por países como França, Berlim, Bulgária, Bélgica, Luxemburgo, entre outros. A compositora já partilhou palcos com conceituados artistas mundiais como, por exemplo, Chaka Khan, Liz Wright, Jill Scott, Pat Metheny, Jose James, Bobby McFerrin e Alicia Keys.

Criar composições musicais e cantar são assim as suas grandes paixões na vida. Como tal, explora o seu talento escrevendo em quase todas as línguas que pode, com destaque para a portuguesa, inglesa, chopi e xichangana, estes dois últimos que são idiomas bantu da sua terra natal, Moçambique. A sua música pode ser descrita como sendo um mix entre Pop, Soul, Light Jazz e World Music géneros quais Isabel possui profundas influências.

Não é obra do acaso que falando à imprensa, Isabel recorda-se que de que “cresci a ouvir e inspirando-se em diversos géneros musicais, desde música moçambicana de raiz incluindo os típicos ritmos tradicionais africanos até a música ocidental. Por isso, quando componho a minha música, a minha mente facilmente percorre entre (quase) todos esses estilos”.

Nos dias que correm, em resultado do contrato que a artista rubricou para um joint venture entre a Native Rhythms e Sony Music, Isabel está mais exposta à edotoras internacionais como, por exemplo, a Columbia, a Epic, a RCA entre outras, o que em certo grau contribuirá para mantê-la em contacto permanente com músicos internacionais como Usher, Paul Simon, Adele, John Mayer, Beyonce, John Legend, bem como alguns sul-africanos como Judith Sephuma, Camagwini, Zakwe, Selaelo Selota and Vusi Mahlasela.

Na ocasião da assinatura do contracto, Sipho Sithole da Native Rhythms Productions considerou que “este pode ser o nosso “avanço” para o sucesso internacional. Estávamos a procura de um artista pronto para o cenário Mundial e, definitivamente, Isabel Novela reúne todos os requisitos. “Ela tem tudo”, disse finalizando.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!