Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Investimentos da EDM continuam na ordem dos USD 120 milhões/ano

A empresa pública, Electricidade de Moçambique (EdM) continua a fazer um investimento na ordem de 120 milhões de dólares americanos/ano no sentido de cumprir com a sua missão que passa por garantir disponibilidade de energia eléctrica em quantidade e qualidade.

O desafio é garantir que até 2014, os 128 distritos que perfazem a divisão administrativa do país estejam ligados à rede nacional, isto é, tenham acesso a energia eléctrica da Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB). Neste momento, um total de 100 distritos, estão ligados à rede nacional.

Para a empresa, esta missão é concretizável, bastando, para tal, que a empresa continue a apresentar níveis de desempenho aceitáveis, gerando lucros que possam garantir financiamento aos projectos em carteira.

Dos números apresentados, cerca de 60 milhões de dólares provém daquilo que se considera fundos próprios da empresa e os restantes são resultado da comparticipação de parceiros, tanto nacionais como estrangeiros.

“Este é o valor que a EDM investe para, por um lado, prosseguir com as acções de expansão dos sistemas e, por outro, melhorar a qualidade da energia fornecida. Na verdade, os nossos proveitos têm estado a subir mas, por aquilo que são os nossos desafios, certamente, precisamos de mais recursos para acelerarmos este processo” – disse o Presidente do Conselho de Administração da EdM, Manuel Cuambe.

Além da expansão e melhoria da qualidade da energia fornecida aos consumidores, outro grande desafio da empresa passa por buscar formas eficazes de estancar ou, no mínimo, reduzir os níveis de roubo de cabos eléctricos, ligações clandestinas e vandalização de diversas infra-estruturas de produção, distribuição e fornecimento da energia eléctrica no território nacional.

Práticas relacionadas com roubo, sabotagem e vandalização resultaram, no ano passado, na perca de cerca de USD 30 milhões no ano passado.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!