Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Índice de emprego cai em Moçambique em Janeiro

O índice do emprego em Moçambique reduziu ligeiramente no mês de Janeiro, segundo indica o Índice de Actividades Económicas divulgado, esta Segunda-feira, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com esta publicação mensal,a diminuição do Índice do Emprego, que foi na ordem de 0,5 por cento, deveu-se a estabilidade verificada em quase todos os sectores de actividade.

A pesquisa indica que os Índices dos sectores de Outros Serviços e o do Turismo registaram comportamentos negativos em Janeiro, tendo se situado na ordem de 2,0 e 0,7 por cento respectivamente.

“Os sectores do Comércio e da Indústria mantiveram-se estáveis, não registando alguma variação. O sector dos Transportes é o único que registou aumento em 0,4 por cento em relação ao mês anterior”, indica a publicação.

O Índice das Actividades Económicas é uma das publicações do INE e visa reportar o quadro geral da evolução, no curto prazo, do sector real da economia. Além do índice do emprego, a publicação também analisa indicadores de Volume geral de Negócios e de Remunerações.

Nessas áreas, o Índice das Actividades Económicas de Janeiro também registou uma diminuição, tendo sido de 1,5 por cento no Volume de Negócios e 7,5 por cento das Remunerações.

Sobre o Volume de Negócios, a pesquisa refere que esta queda deveu-se a grande diminuição do índice de Outros Serviços em 21,8 por cento, Energia em 4,4 por cento e dos Transportes em 1,1 por cento.

“Os aumentos verificados nos sectores da Indústria com 9,9 por cento, Comércio com 1,2 por cento e do Turismo com 0,2 por cento não foram suficientes para evitar a queda no índice geral do Volume de Negócios do mês em análise (Janeiro)”, indica a publicação.

Em relação às Remunerações, o estudo indica que a redução dos índices resulta da baixa dos índices de quase todos os sectores, com excepção do de Turismo que registou um índice de 13,8 por cento.

Os sectores da Indústria, Outros Serviços, Comércio e Transportes registaram índices negativos, en 14,8; 20,4; 6,2; e 1,3 por cento, respectivamente.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!