Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Índia inicia eleições estaduais em teste para partido governista

Dezenas de milhares de indianos no Estado de Assam, afetado por uma insurgência, faziam fila para votar esta segunda-feira numa eleição local, o primeiro grande teste do governista Partido do Congresso desde que ele se viu envolvido em escândalos de corrupção no ano passado.

Cinco Estados, que elegem cerca de um quinto dos 545 membros da câmara baixa do Parlamento, realizam eleições locais até meados de maio, e o Partido do Congresso precisa ter bom desempenho para manter a autoridade na coalizão federal.

A eleição, que vive sob a sombra da ameaça de ataques de rebeldes contrários ao governo de Nova Délhi, coloca o governo estadual, comandado pelo Congresso, contra um partido local aliado à principal legenda de oposição em nível federal, o Partido Bharatiya Janata (BJP).

A coligação do primeiro-ministro Manmohan Singh tem sido atingida por uma série de escândalos de corrupção e pelos altos preços dos alimentos, o que afetou sua credibilidade e preocupou os investidores na terceira maior economia da Ásia. Entre os escândalos estão acusações de corrupção e violação nas regras de concessões de licenças para telefonia móvel e rádio entre 2007 e 2008.

O Partido do Congresso é favorito para vencer a eleição em Assam, graças à divisão na oposição, mas os escândalos devem pesar. Analistas preveem uma maioria estreita para a legenda. “Dessa vez não vai ser tranquilo para o Congresso”, disse Haider Hussain, analista política em Guwahati, principal cidade de Assam. Os resultados de todas as cinco eleições estaduais devem sair até o dia 13 de maio.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!