Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Cantor Michel Martelly é o novo Presidente do Haiti

O músico Michel Martelly ganhou as eleições no Haiti, com 67,57 por cento dos votos, segundo o Conselho Eleitoral Provisório. O resultado deu lugar a manifestações de alegria em Port-au-prince. Na capital do Haiti a vitória do popular cantor foi celebrada pelos seus apoiantes que encheram as ruas e cantaram, empunhando a sua fotografia.

Mirlande Manigat, a antiga primeira-dama e líder da oposição a Martelly, terá conquistado menos de 32 por cento dos votos. Através da sua conta no Twitter, em breves palavras, o novo Presidente agradeceu ao seu povo: “Trabalharemos por todos os haitianos. Juntos podemos fazê-lo”.

A confirmarem-se os resultados anunciados na terça-feira(5), Martelly, também conhecido por “Sweet Micky”, sucede ao Presidente de René Préval, no poder desde 2006, na liderança do país mais pobre da América.

Pouco mais de um ano depois do terramoto que devastou o Haiti, os resultados constituem, segundo a embaixada americana no Haiti, “uma outra etapa importante numa altura em que os haitianos avançam para reconstruir o país”.

Martelly, músico e compositor, de 50 anos, conhecido por actuações provocadoras, já prometeu romper com décadas de corrupção e desordem, e trazer uma nova vida ao povo do Haiti.

Foi no dia 20 de Março que os haitianos votaram num novo Presidente e, segundo a missão da ONU no Haiti, as eleições terão tido uma participação superior à da primeira volta que foi realizada a 28 de Novembro. Os resultados definitivos destas eleições deverão ser anunciados a 16 de Abril.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!