Moçambique vai beneficiar de uma linha de crédito de 20 milhões de dólares da Índia, no âmbito de um acordo assinado, esta segunda-feira, na capital indiana pelo Primeiro-Ministro moçambicano, Aires Ali.
Antes da assinatura do acordo de crédito, com o ministro indiano do Comércio, Anand Sharma, o Primeiro- Ministro moçambicano encorajou os empresários indianos a apostarem mais fortemente no mercado moçambicano e africano, em geral, como parte do esforço de revitalização da economia do continente.
“África está fortemente comprometida com a promoção das iniciativas do sector privado e a cooperação Sul-Sul é uma máquina fundamental para o crescimento económico e erradicação da pobreza nos nossos países”, sublinhou Aires Ali.
A Índia, acrescentou o Primeiro-Ministro moçambicano, é um parceiro importante no processo de desenvolvimento económico de África, pois o seu envolvimento pode contribuir para a diversificação das fontes de investimento no continente.
“As multinacionais indianas, pequenas e médias empresas já estão a investir em África e os resultados são encorajadores. Gostaríamos de reiterar o nosso convite caloroso aos homens de negócios indianos para investirem fortemente em África”, disse Aires Ali.
Por seu turno, Anand Sharma considerou que a parceria África-Índia será um importante marco no século XXI. “Queremos reafirmar a solidariedade com África. O nosso compromisso é trabalhar em conjunto com África”, enfatizou Anand Sharma.
As declarações dos dois governantes foram feitas no âmbito da 7ª Conferência do Projecto de Parceria Índia e África, que decorre na capital indiana, Nova Deli.