Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Ilha do Ibo: Crianças obrigadas a frequentar ensino do alcorão em detrimento do ensino formal

No distrito do Ibo, província de Cabo Delgado, maior parte de crianças com idade escolar está privada de frequentar o ensino formal pelo facto de os pais ou encarregados de educação preferirem a aprendizagem do alcorão.

Segundo a Rádio Moçambique, a situação preocupa sobremaneira as autoridades governamentais locais que já estão a implementar algumas acções para inverter o cenário. Trata-se da construção de escolas, afecatação de professores e sensibilização dos pais e encarregados de educação sobre a necessidade de levarem as crianças a frequentarem o ensino formal.

O administrador do distrito do Ibo, Fernando Samo, disse que não obstante a renitência de alguns pais, a situação tende a melhorar nos últimos tempos. A título de exemplo, no ano lectivo de 2011, foram matriculados no Ibo 2.889 alunos da Primeira a Décima classes, contra 1.811 que frequentaram o ensino formal em 2004. O distrito do Ibo conta com uma rede de educação composta por dez escolas que leccionam de Primeira a Décima classes.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!