Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

III Sessão Ordinária do parlamento infantil

A Assembleia da República (AR), o parlamento moçambicano, vai acolher ainda no decurso do presente ano a III sessão ordinária do parlamento infantil. O encontro deverá ocorrer no período de férias escolares, entre 25 de Julho e 05 de Agosto próximos.

Devido a exiguidade de fundos, o próximo parlamento infantil não vai abarcar crianças de todos os distritos, estando prevista a participação de 114 crianças com idades compreendidas entre os dez e 16 anos.

Esta semana, a Ministra da Mulher e Acção Social, Yolanda Sintura, foi a AR para uma audição a este respeito com a Comissão dos Assuntos Sociais, do Género e Ambientais (CASGA).

Os deputados da CASGA saudaram a iniciativa do Ministério da Mulher e Acção Social, tendo observado a necessidade de se usar uma linguagem acessível nas matérias documentadas a serem discutidas pelas crianças.

Os parlamentares daquela comissão presidida pela deputada Telmina Perreira defenderam ainda uma maior divulgação do evento e que, o mesmo, seja um momento para incutir, nos mais novos, os valores da cidadania.

É através do parlamento infantil que os petizes exercem o direito de participar e opinar sobre tudo o que tem a ver com a sua vida, para alem de sensibilizar as instituições do Estado, entre outras, sobre as suas necessidades e preocupações. As primeiras duas sessões do género ocorreram em 2001 e 2004.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!