Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

IGEPE: Apenas dez empresas dão dividendos ao estado

O número de empresas participadas que neste momento dão dividendos ao Estado moçambicano situa-se entre oito e dez, soube na quarta-feira a AIM. De acordo com o Presidente do Conselho de Administração (PCA) do Instituto de Gestão das Participações do Estado (IGEPE), Gabriel Tembe, actualmente, o IGEPE tem uma carteira de 129 empresas participadas pelo Estado.

Falando, em Maputo, no acto da divulgação do guião de boas práticas da governação corporativa, Tembe sublinhou que “como temos uma carteira significativa de participações, entendemos ser importante elaborarmos um guião para salvaguardar as boas práticas”.

Para o IGEPE chegar a carteira de 129 empresas, teve que sanear e alienar algumas já que entre 2002 e 2005, este organismo tinha uma carteira de 279 empresas. Mesmo assim, ainda decorre um trabalho preparatório para que as empresas que não tem perspectivas sejam também saneadas ou dadas como perdidas.

O IGEPE, na voz de Tembe, acredita que com instrumentos como o guião de boas práticas é possível eliminar as práticas erradas que vem sendo seguidas e que em nada contribuem para a salvaguarda dos interesses económicos das empresas.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!