Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

IFAPA gradua mais técnicos em administração pública

O Instituto de Formação em Administração Pública e Autárquica (IFAPA), da província de Niassa, graduou, ontem, 104 técnicos, sendo 77 do curso modular e 27 do regular.

Trata-se da terceira graduação do curso modular e a quarta do curso regular de técnicos em Administração Pública, ministrado por aquele estabelecimento de ensino técnico profissional, que envolve as províncias do Niassa, Nampula e Cabo- Delgado.

O acto de atribuição dos certificados teve lugar na capital provincial de Nampula, e foi testemunhado por membros do governo, além de familiares e amigos dos recém formados.

Joaquim Mataruca, director do IFAPA, intervindo na ocasião, referiu que a cerimónia de graduação constituía o resultado do desempenho demonstrado pelos alunos ao longo do período lectivo, sobretudo no que diz respeito ao domínio de ferramentas sobre os desafios da Reforma do Sector Publico.

Por seu turno, os recém graduados comprometeram-se em melhorar o nível de prestação de serviços, como forma contribuir na luta contra o burocracia e o espírito de “deixa- andar” nos seus sectores de actividade. Recordaram que, ao longo dos cerca de 20 meses de formação, enfrentaram diversas dificuldades relacionadas, sobretudo, com a insuficiência de meios bibliográficos para trabalhos de investigação e outro material importante para a formação técnico profissional.

Por último, os graduados pediram ao governo no sentido de promover mais formações, mas de nível superior, através da concessão de bolsas de estudo.

Francisco Mucanheia, Secretário Permanente da província de Nampula, que orientou a cerimónia, referiu que, no quadro das estratégias da Reforma do Sector Público, o governo tem criado condições que se enquadram na consolidação e profissionalização da função pública.

Segundo Mucanheia, o fortalecimento profissional e a capacidade institucional passam necessariamente pelo combate à burocracia, corrupção, indisciplina, desleixo, entre outros males.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!