Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola financia pesca artesanal com 21 milhões de dólares

O Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (IFAD, na sigla em inglês) vai conceder um empréstimo de 21.1 milhões de dólares norte-americanos a Moçambique para apoiar a pesca artesanal e o rendimento das famílias nas comunidades pesqueiras.

Nesse sentido, foi rubricado na última sexta-feira, em Roma, um acordo pelo Presidente do IFAD, Kanayo Nwanze, e a representante de Moçambique no IFAD, Carla Mucavi.

Num comunicado citado pela imprensa internacional, o IFAD adiantou que este projecto irá beneficiar 80 mil agregados familiares que dependem da pesca e dos produtos da pesca, dos quais 40 mil directamente e os outros 40 mil indirectamente.

O IFAD explica no seu comunicado que as águas próximas da costa em muitas zonas de Moçambique estão a ficar sem peixe devido à utilização de técnicas de pesca inadequadas.

Algumas dessas técnicas incluem a utilização de grandes redes que capturam um cardume completo, pelo que o pescado está a diminuir, afectando o rendimento dos pescadores.

O objectivo do Projecto de Promoção das Pescas Artesanais é persuadir os pescadores a irem para águas mais fundas e diversificarem os locais de operação.

O IFAD acredita que o projecto irá aumentar o rendimento dos pescadores e fornecer incentivos para que deixem de pescar em águas muito próximas da costa.

Este projecto eleva para 45 milhões de dólares o apoio do IFAD à pesca artesanal em Moçambique. No geral, o IFAD já aplicou 196,2 milhões de dólares em vários projectos.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!