Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Ian khama elogia maturidade do parlamento moçambicano

O Presidente do Botswana, Ian Khama, enalteceu, Sexta-feira última, em Maputo, a “maturidade” da Assembleia da República (AR), o parlamento moçambicano, pelo facto de os deputados eleitos para este órgão estarem todos unidos na luta contra a pobreza, independentemente da sua filiação partidária.

Khama reagia ao informe apresentado pela Presidente da AR, Verónica Macamo, por ocasião da sua visita a sede do parlamento moçambicano, em Maputo.

Naquela ocasião, a Presidente do parlamento moçambicano explicou o funcionamento da instituição que dirige, sublinhado que os representantes do povo, no mais alto órgão do poder legislativo no pais, põem de lado as suas diferenças partidárias e trabalham de forma unida tendo como inimigo comum, a pobreza.

“Admiro a maturidade do vosso parlamento”, declarou o estadista tswana, que ainda hoje terminou a sua visita de estado ao país. Igualmente, Khama disse ter ficado impressionado com a participação feminina no parlamento moçambicano, onde as mulheres constituem 40 por cento do total dos 250 deputados.

Ele considerou este facto como uma demonstração clara de que o país conseguiu ultrapassar as barreiras culturais em torno da descriminação da mulher.

“No Botswana não estamos tão como Moçambique”, admitiu ele, apontando como exemplo disso o facto de o número de mulheres no parlamento ter reduzido de quatro para duas nas eleições passadas.

Khama considera que os culpados por esta situação são as próprias mulheres que, apesar de constituir a maioria da população tswana, não votam a favor delas próprias, sendo por isso necessário encoraja-las a mudar de atitude.

Durante o encontro, os dois dirigentes manifestaram a vontade de reforçarem a cooperação dos seus países, alargando-a para outros domínios, para além do político- diplomático.

Na sua intervenção, Verónica Macamo apelou ao Presidente tswana para influenciar os outros órgãos de poder, com destaque para o parlamento, para, conjuntamente, avançarem com a cooperação, abarcando outros domínios.

Macamo mostrou-se impressionada com os sucessos alcançados pelo Botswana na redução dos índices de infecção pelo HIV/SIDA.

Sexta-feira, o estadista tswana visitou o terminal de contentores do Porto de Maputo e a Direcção de Ciências Animais do Instituto de Investigação Agrária de Moçambique.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!