As obras de construção do Hospital Provincial de Maputo, a localizar-se na cidade da Matola, no sul de Moçambique, estão a bom ritmo e deverão terminar dentro de oito meses. A previsão inicial era que o Hospital estivesse a funcionar a partir de meados deste ano.
O lançamento da primeira pedra para a construção desta que se pretende venha a ser a maior unidade sanitária do género construída em Moçambique desde a independência nacional, proclamada em 1975, foi a 10 de Outubro de 2008. A oito meses do término das obras, a Direcção Províncial de Saúde de Maputo já trabalha no preenchimento do Quadro de Pessoal para o Hospital Provincial da Matola.
De acordo com Directora Provincial da Saúde, Cremilde Anli, citada pela Televisão pública, TVM, já foram lançados concursos Públicos para a contratação de 250 pessoas, entre serventes e outro tipo de pessoal de apoio para o Hospital Provincial de Maputo. Quanto ao pessoal técnico para preencher o Quadro do Novo Hospital, a interlocutora revelou que o mesmo será alocado pelo Ministério da Saúde (MISAU).
O Hospital Provincial de Maputo, com capacidade de internamento de 400 camas, vai oferecer à população todos os serviços, desde atendimento externo, Banco de socorros até as cirurgias. A infra-estrutura hospitalar contará com um laboratório para exames médicos, três salas de operações e uma morgue. De referir foi alocado um orçamento de 9.5 milhões de dólares para o hospital, dos quais sete milhões se destinam a construção e os restantes são para a aquisição e montagem do equipamento.
Dos valores disponibilizados, o Estado moçambicano comparticipou com 500 mil dólares, enquanto o Banco Árabe para o Desenvolvimento Económico de África (BADEA) financiou o projecto com quatro milhões de dólares e o Fundo dos países produtores de Petróleo para o Desenvolvimento Internacional contribui com cinco milhões de dólares. A Directora Provincial da Saúde, considera que a nova Unidade Sanitária vai permitir descongestionar os hospitais da Cidade de Maputo e oferecer melhores cuidados aos pouco mais de um milhão e duzentos mil habitantes daquela Província.
Os Hospitais Central e José Macamo, localizados na Cidade de Maputo, são, até agora, os recomendados por todos os serviços de saúde da Província de Maputo em caso de necessidade de transferência de doentes.