Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Hospital Central de Nampula continua congestionado devido à malária

A malária ainda é a principal causa de mortes e internamentos nas unidades sanitárias da província de Nampula, particularmente na cidade capital, Norte de Moçambique. O caso é mais gritante no Hospital Central de Nampula (HCN), onde diariamente chegam doentes de quase todos os lados desta parcela do país.

 

Nas enfermarias daquela maior unidade sanitária e de referência na região Norte de Moçambique, uma cama chega a ser ocupada por dois pacientes devido à falta de espaço.

 

Aliás, o número de doentes internados tem ultrapassado a capacidade do hospital uma vez que é o único habilitado para internamentos. O HCN foi concebido para acolher 530 camas, contra pouco mais de 700 doentes internados. A maioria padece de malária.

Dados em poder do @Verdade indicam que o HCN, instalado na capital com o mesmo nome, atende, por dia, uma média de 600 a 800 doentes assistidos por 76 médicos, entre nacionais e estrangeiros. Tem 241 enfermeiras.

Leonel Namuquita, director dos Serviços de Saúde Mulher e Acção Social na cidade de Nampula, disse que em 2012, pelo menos 140.029 pessoas padeceram de malária na urbe e, consequentemente, houve 16 óbitos. Em 2011, foram registados 127.421 doentes e 25 perderam a vida.

Para evitar o aumento das vítimas da malária, as equipas de sensibilização já se encontram nos bairros a disseminar as medidas de prevenção.

Sabe-se que nesta época chuvosa há multiplicação do mosquito causador do paludismo. Leonel Namuquita aconselha às pessoas a usarem sempre as redes mosquiteiras, principalmente as mulheres grávidas e as crianças com menos de cinco anos de idade.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!