Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Hollande, o “Sr. Normal”, revela ter património de US$1,5 milhão

O presidente eleito da França, o socialista François Hollande, revelou ter um património de quase 1,2 milhão de euros (1,5 milhão de dólares), consideravelmente menos do que o seu antecessor Nicolas Sarkozy.

Hollande, que é conhecido como “Sr. Normal” e fez campanha a prometer acabar com o estrelismo que rendeu a Sarkozy o apelido de “Presidente Brilhareco”, diz em declaração publicada, esta Sexta-feira, que o seu principal património é uma casa na Riviera Francesa.

A declaração mostra que Hollande, que mora de aluguer em Paris e agora poderá mudar-se para o palácio presidencial do Eliseu, possui um património de 1,17 milhão de euros, concentrado principalmente na casa de 130 metros quadrados na sofisticada localidade litoral de Mougins.

Outros bens declarados são contas bancárias no valor de 8.200 euros, um seguro de vida no valor de 3.550 euros, e 15 mil euros em móveis. Hollande, segundo a declaração, não tem carro. Ele costumava ir trabalhar de moto.

Já Sarkozy, que perdeu a disputa pela reeleição e entrega o cargo, próxima Terça-feira, disse numa declaração oficial em Março que em cinco anos de mandato o seu património passou de 2,1 para 2,7 milhões de euros.

O valor concentra-se principalmente em apólices de seguro de vida, mas Sarkozy também declarou uma colecção de autógrafos, relógios e estatuetas no valor de 100 mil euros, e uma conta bancária com 57 mil euros, mantida em conjunto com a sua esposa, a cantora e ex-modelo Carla Bruni.

O património de Hollande está um pouco abaixo do limite que o obrigaria a pagar um imposto sobre fortunas.

O imóvel da Riviera foi adquirido em 1986, por pouco mais da metade do actual valor, e lá ele costumava passar férias na companhia da ex-esposa, Ségolène Royal, com quem teve quatro filhos em um quarto de século de vida em comum.

Ele agora vive com a jornalista Valerie Trierweiler, que diz ter a intenção de continuar a trabalhar para custear as despesas de três filhos dum casamento anterior.

Hollande, filho dum médico que fez incursões no mercado imobiliário, disse na declaração que possui também partes de dois apartamentos em Cannes, num valor total de 370 mil euros.

Uma das primeiras medidas que ele promete adoptar no governo é reduzir em 30 por cento o salário presidencial, que actualmente supera os 19 mil euros por mês.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!