Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Governo reitera o seu empenho no combate ao Sida

O Governo moçambicano reitera o seu cometimento e colaboração no prosseguimento das estratégias que visam reduzir cada vez mais a prevalência do HIV/SIDA no seio dos militares e das comunidades em geral.

A determinação foi expressa no enceramento da 3ª Conferência Militar Internacional sobre prevenção de HIV/SIDA, que durante quatro dias juntou em Maputo membros do governo, corpo diplomático, académicos, representantes do sector privado, sociedade civil, entre outros.

“O HIV/SIDA constitui uma epidemia que compromete o desenvolvimento das nossas sociedades, incluindo as Forças Armadas que necessitam de especial atenção”, disse o Vive Ministro da Defesa, Agostinho Mondlane, que presidiu o encerramento.

Não obstante a grande limitação de recursos que o país enfrenta, o governo, segundo Mondlane, defende a promoção de acções de prevenção e combate ao flagelo do HIV/SIDA.

Para Mondlane, a conferência concretizou os objectivos inicialmente definidos, entre eles, o papel das lideranças militares para o sucesso dos programas do combate a doença e a assistência técnica.

A melhoria das práticas do sistema de saúde militar para a prevenção, cuidados, tratamento e troca de informação estratégica sobre a pandemia figuram na lista de objectivos que a conferência pretendia alcançar.

No encontro de quatro dias, um dos temas que mereceu tónica dominante é a circuncisão masculina voluntária, dada a sua capacidade de reduzir, até 60 por cento, a infecção pelo vírus HIV entre os homens.

As Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) começaram, em 2010, a providenciar a circuncisão masculina voluntária no hospital militar de Maputo.

Desde o início da provisão dos serviços, as FADM conseguiram alargar para as cidades da Beira e Nampula, centro e norte do país, devendo muito em breve incluir uma unidade móvel com o mesmo propósito.

Este serviço inclui um programa de educação, testagem, aconselhamento, exames médicos, tratamento, seguimento, prevenção e provisão de preservativos.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!