Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Guiné-Bissau vai ter representante especial da CPLP

A Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP) vai enviar, dentro de duas semanas, a contar a partir desta quinta-feira (18), um representante especial para Guiné-Bissau com vista a trabalhar na manutenção da paz efectiva e conformidade à Constituição.

O presidente do Conselho de Ministros daquele organismo, Oldemiro Baloi, disse que a pessoa a indicada, cujo nome ainda não foi tornado público, vai também trabalhar no sentido de implantar uma força militar conjunta para evitar golpes militares.

Segundo Baloi, a estabilidade política da Guiné-Bissau só poderá se efectivar com a conclusão do processo de transição, respeito da Constituição e realização de um pleito eleitoral livre, dentre outras medidas.

Por sua vez, o ministro das Relações Exteriores da Angola, José Chicote, considerou que o único caminho para uma Guiné-Bissau politicamente estável é o da introdução de reformas nos sectores de defesa e segurança e intervenção de uma força militar permanente da CPLP para monitoria da paz.

O enviado das Nações Unidas a Guiné-Bissau, Ramos Horta, manifestou o seu optimismo em relação à estabilidade política daquele país, uma vez que o roteiro do plano de inclusão, através da formação de um governo democrático, está a produzir resultados, principalmente o seu retorno a comunidade internacional da CPLP, reabertura das embaixadas e consolidação das forças partidárias internas que constituem o alicerce para a paz e o desenvolvimento económico e social.

Refira-se que na Reunião do Conselho de Ministros da CPLP foi decidido que o representante deverá acompanhar a evolução da situação política na Guiné-Bissau até à conclusão do processo eleitoral e submeter o relatório de actividades à avaliação dos estados membros.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!