Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Guebuza visitou local onde vai ser construída a Vila que vai albergar atletas dos jogos pan africano

Guebuza visitou local onde vai ser construída a Vila que vai albergar atletas dos jogos pan africano

Cento e trinta e seis novos edifícios de quatro pisos cada, totalizando 1088 apartamentos do tipo três, serão erguidos na Cidadela Desportiva de Maputo, no Bairro do Zimpeto, tendo como finalidade albergar os atletas que tomarão parte na décima edição dos Jogos Africanos, a ter lugar no próximo ano na capital do país. O Presidente da República, Armando Guebuza, foi conhecer aquele local, esta segunda-feira, e soube do Ministro da Juventude e Desportos, Pedrito Caetano, que as obras de construção da vila olímpica terão o seu início no próximo dia 1 de Junho e com uma duração de um ano, devendo ser concluídas três meses antes dos Jogos Africanos, a decorrer de 3 a 18 de Setembro de 2011.

No extenso terreno, localizado por detrás do Estádio Nacional, serão construídas infra-estruturas complementares, nomeadamente, um pavilhão multiuso, piscina olímpica, “courts” de ténis, campo de futebol e pista de atletismo para treinos.

A construção da vila olímpica conta com um financiamento de 150 milhões de dólares americanos, cedidos pelo Governo português e anunciados pelo Primeiro-Ministro daquele país europeu, José Sócrates, aquando da sua visita a Moçambique, em Março passado. Entretanto, durante a recente estada do Chefe do Estado moçambicano em terras lusas foram rubricados os acordos inerentes à formalização deste financiamento, abrindo-se assim o caminho para o arranque das obras.

Depois de ter percorrido aquele terreno e recebido explicações sobre o que efectivamente irá acontecer doravante, o Presidente da República chamou a atenção para a rigorosa observância dos prazos, considerando que a futura Cidadela Desportiva de Maputo tem uma grande importância para o país, não somente na componente desportiva, como também na área económica e social, tendo em conta as múltiplas infra-estruturas que serão erguidas naquela florescente zona do Zimpeto.

“Havendo já um acordo para o financiamento, o que temos a fazer agora é pôr as mãos à obra e avançar, porque as infra-estruturas a construir neste local são de grande importância desportiva, económica e social”, observou o Presidente Armando Guebuza, acrescentando que não estava preocupado com o facto de os Jogos Africanos acontecerem em Setembro de 2011, pois, de acordo com garantias que lhe foram dadas, as obras arrancam em Junho e terão uma duração de um ano.

“Por enquanto, não estamos preocupados, uma vez que estamos dentro do previsto. No entanto, é importante que sejam cumpridos os prazos e, pelo que nos foi dado a observar, estamos no caminho certo”, enfatizou Guebuza.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!