Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Guebuza será patrono de Escola Secundária

Um novo estabelecimento de ensino Secundário e Pré-Universitário entra em funcionamento este ano no Distrito de Chibabava, Sul da Província de Sofala. A escola o seu patrono será o actual Presidente da República, cujo seu nome foi atribuído ao estabelecimento. Chibabava e terra natal do líder da oposição moçambicana, Afonso Dhlakama, onde mantém grande parte do seu núcleo familiar, incluindo o seu pai que e líder do regulado Mangunde.

Em Chibabavav, principalmente no Regulado Mangunde persistem famílias que teimam em não deixar seus filhos frequentarem o ensino oficial, numa manifestação de rejeição do Governo da Frelimo. Para contornar a situação e evitar que os seus filhos fiquem sem estudar, Maioria das famílias tem recorrido a Missão de Mangunde, pertencente a Igreja Católica. Referir, entretanto, que a nova escola secundária e préuniversitária em Chibabava representará o segundo empreendimento de vulto em Sofala a ostentar o nome de Armando Emílio Guebuza, depois da ponte que permite a travessia sobre o Zambeze entre Caia e Chimuara, cuja atribuição gerou polémica bastante mediatizada.

Em Chibabava, onde O Autarca esteve recentemente, apurou que a construção do referido estabelecimento de ensino se insere no projecto governamental de expansão da rede escolar. De acordo com o Director dos Serviços Distritais de Educação, Juventude e Tecnologia (SDEJT), Mauzere Alberto, a localização da nova escola teve em conta também as necessidades das regiões circunvizinhas, nomeadamente Gonda, Mutindiri e Muxungue.

Ainda de acordo com a fonte, actualmente o Distrito de Chibabava possui 74 estabelecimentos de ensino, dos quais 34 foram construídos com recurso a material local e precário. No presente ano lectivo, mais duas escolas do ensino primário entraram em funcionamento, nomeadamente e Mucheve e Amaba.

De acordo com o Censo de 1997, o Distrito de Chibabava tem 72.273 habitantes e uma área de 8.012 quilómetros quadrados, com uma densidade populacional de 9,0 habitantes por cada quilómetro quadrado.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!