Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Guebuza será patrono de Escola Secundária

Um novo estabelecimento de ensino Secundário e Pré-Universitário entra em funcionamento este ano no Distrito de Chibabava, Sul da Província de Sofala. A escola o seu patrono será o actual Presidente da República, cujo seu nome foi atribuído ao estabelecimento. Chibabava e terra natal do líder da oposição moçambicana, Afonso Dhlakama, onde mantém grande parte do seu núcleo familiar, incluindo o seu pai que e líder do regulado Mangunde.

Em Chibabavav, principalmente no Regulado Mangunde persistem famílias que teimam em não deixar seus filhos frequentarem o ensino oficial, numa manifestação de rejeição do Governo da Frelimo. Para contornar a situação e evitar que os seus filhos fiquem sem estudar, Maioria das famílias tem recorrido a Missão de Mangunde, pertencente a Igreja Católica. Referir, entretanto, que a nova escola secundária e préuniversitária em Chibabava representará o segundo empreendimento de vulto em Sofala a ostentar o nome de Armando Emílio Guebuza, depois da ponte que permite a travessia sobre o Zambeze entre Caia e Chimuara, cuja atribuição gerou polémica bastante mediatizada.

Em Chibabava, onde O Autarca esteve recentemente, apurou que a construção do referido estabelecimento de ensino se insere no projecto governamental de expansão da rede escolar. De acordo com o Director dos Serviços Distritais de Educação, Juventude e Tecnologia (SDEJT), Mauzere Alberto, a localização da nova escola teve em conta também as necessidades das regiões circunvizinhas, nomeadamente Gonda, Mutindiri e Muxungue.

Ainda de acordo com a fonte, actualmente o Distrito de Chibabava possui 74 estabelecimentos de ensino, dos quais 34 foram construídos com recurso a material local e precário. No presente ano lectivo, mais duas escolas do ensino primário entraram em funcionamento, nomeadamente e Mucheve e Amaba.

De acordo com o Censo de 1997, o Distrito de Chibabava tem 72.273 habitantes e uma área de 8.012 quilómetros quadrados, com uma densidade populacional de 9,0 habitantes por cada quilómetro quadrado.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!