Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Guebuza será “endeusado” este sábado

O Presidente da República, Armando Guebuza, será exaltado no próximo sábado (18) pelo partido Frelimo, do qual é presidente, através de uma marcha “de conforto e apoio” a ser realizada na cidade de Maputo. A iniciativa, segundo aquela formação política, “surge em reconhecimento dos seus feitos durante os dois mandatos como Chefe do Estado”.

O acto de exaltação a Guebuza tinha sido marcado inicialmente para o ano passado, durante o mês de Novembro, mas foi adiado devido ao despenhamento do avião das Linhas Aéreas de Moçambique que fazia o trajecto Maputo-Luanda. Posteriormente, foi agendado para Dezembro mas teve de ser adiado de novo para Janeiro para que coincidisse com a celebração do seu 71º aniversário natalício, no dia 20.

Num discurso bem seleccionado na perspectiva positiva, a Frelimo chega a mencionar as vitórias das selecções de hóquei em patins e basquetebol, sucessos dos escritores Ungulane Baka kossa, Lucílio de Azevedo Paulina Chiziane, Mia Couto e outros como resultado do trabalho de Guebuza.

Para a Frelimo, Guebuza é o impulsionador das realizações acima mencionadas, e é também descrito como sendo um promotor da unidade nacional, numa altura em que uma guerra não declarada se alastra pelo país, investidores ameaçam abandonar o país, a economia regista quedas significativas devido ao condicionamento do transporte de mercadorias.

Entretanto, Mateus Infante, primeiro secretário do Comité da Cidade de Maputo, a quem coube a tarefa de dar a conhecer o evento, não foi capaz de admitir que o povo esteja desencantado ou insatisfeito com a governação do actual Chefe do Estado, uma vez que nos últimos tempos têm aumentado ondas de contestação contra a sua figura.

Mas para Infante, Guebuza é um ser imaculado e isso está patente no seu discurso. “As realizações aqui mencionadas e muitas outras não mencionadas tem um líder, Armando Emílio Guebuza, visionário e combatente destemido que cedo se entregou, sem reservas, à nobre tarefa de libertação do país da dominação colonial e na construção de uma nação desenvolvida. O Presidente Armando Guebuza sempre soube colocar os interesses do país e dos moçambicanos em primeiro lugar em detrimento dos seus próprios interesses pessoais”, referiu Infante.

Esta exaltação e reconhecimento do PR surge também numa altura em que a comunicação social independente tem veiculado informações que dão conta da existência de cerca de dois milhões de dólares para “lavagem da sua imagem”, uma acção que se resume na “captura” de alguns órgãos, publicação de balanços triunfalistas, entre outras formas.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!