O Presidente moçambicano, Armando Guebuza, recebeu, na quarta-feira, em Maputo, as cartas credencias do primeiro embaixador do Trinidad e Tobago no país, Winston Mahabir. Falando na recepção das cartas credenciais, havida na Presidência da República, Guebuza disse que a decisão daquele país das Caraíbas de designar um embaixador para Moçambique constitui um passo qualitativo no relacionamento entre os povos dos dois países.
“Estão criadas as condições necessárias para o reforço das nossas relações de amizade e cooperação a nível político e diplomático, bem como a nível social, cultural e económico”, disse. O estadista moçambicano disse, por outro lado, que os dois países partilham a ideia de que a distância física que separa as duas nações assume menor relevância perante as forças que as aproximam e impelem para juntos trabalhar rumo ao desenvolvimento social e económico dos povos.
“Estamos confiantes de que com a sua acreditação está dado um posso importante para a identificação e operacionalização dessa cooperação que também a ela acaba de se referir”, afirmou Guebuza. Guebuza disse, por outro lado, que o Governo recentemente constituído, depois da vitória esmagadora da Frelimo, partido no poder, nas eleições gerais de Outubro último, prosseguirá com a materialização de agenda nacional de luta contra a pobreza.
A agenda, segundo o Presidente da República, assenta em cinco pilares, nomeadamente a consolidação da unidade nacional, paz e democracia; combate a pobreza e promoção da cultura de trabalho; boa governação e cultura de prestação de contas; reforço da soberania nacional e reforço da cooperação internacional.
“Estamos convictos que a cooperação proactiva com Trinidad e Tobago vai complementar o trabalho que o nosso Governo está a realizar, tendo em vista materializar estes pilares que tem o condão de induzir mais melhorias na qualidade de vida do nosso povo”, disse Guebuza.