Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Guebuza na Tanzânia

Pelo menos seis chefes de Estado deverão participar na 20.ª edição do Fórum Económico Mundial de África, em Dar-es-Salaam, Tanzânia, a decorrer entre terca-feira e sexta-feira. Segundo a organização do fórum, já confirmaram a presença, entre outros, os Presidentes da África do Sul, Jacob Zuma, e de Moçambique, Armando Guebuza, e o Primeiro-Ministro do Zimbabué, Morgan Tsvangirai.

De acordo com a organização do Fórum para África, são esperados mais de mil participantes, de 85 países, à volta de um encontro que tem como tema “Repensando o Crescimento Estratégico em África”. “África é um continente cheio de potencial.

África tem vindo a crescer apesar da instabilidade económica que afecta hoje o Mundo. Teremos a oportunidade de examinar a estratégia de hoje para África, para garantir um amanhã melhor”, disse o Presidente da Tanzânia, Jakaya Kikwete, anfitrião do encontro.

Na página oficial do encontro, a directora para África do WEF (World Economic Fórum), Katherine Twedie, diz que 2010 é um ano especial porque se celebram os 20 anos do Fórum em África, mas também os 50 anos do início dos movimentos de independência que transformaram a paisagem geopolítica do continente.

“É apropriado celebrar este importante marco fazendo um encontro pela primeira vez na África de leste, com um grande apoio do Presidente Kikwete, do Governo e da comunidade empresarial da Tanzânia. Num momento em que África e o resto do mundo procuram respostas para a crise económica, o encontro junta líderes para procurar soluções reais”, diz a responsável.

Entre terca-feira e sexta-feira serão realizados debates em 55 sessões separadas, para analisar como os países africanos estão a gerir as relações com os principais parceiros económicos, com uma tendência crescente de cooperação sul-sul.

“Numa altura em que a África se junta à Índia e China ultrapassando a marca de um bilião de pessoas, a sua população jovem, recursos naturais e potencial de mercado são catalisadores para um crescimento significativo e desenvolvimento”, refere a organização do Fórum em comunicado.

Além de Armando Guebuza (Moçambique) e Jacob Zuma (África do Sul), deverão participar no encontro os Presidentes do Ruanda, Paul Kagame, do Gabão, Ali Ben Bongo Ondimba, da Namíbia, Hifikepunye Pohamba, e do Benim, Boni Yayi.

Os Primeiros-Ministros do Quénia, Raila Amolo Odinga, e da Etiópia, Meles Zenawi, também confirmaram a sua presença. O WEF é uma organização internacional independente que tem como objectivo melhorar a situação económica mundial.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!