Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Guebuza inaugura cimeira extraordinária da dupla troika

O Presidente moçambicano, Armando Guebuza, inaugurou ao fim da tarde de quinta-feira a Cimeira Extraordinária da dupla Troika da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), realizada em Maputo e que juntou Chefes de Estado e Governo da região.

A Troika comporta três estados da região nomeadamente África do Sul, Namíbia e RDCongo, e os países da Troika do ‘“”orgão” entre eles Moçambique, Swazilândia e Zâmbia. O órgão é uma entidade que se encarrega de coordenar todas as actividades políticas, de defesa e segurança do bloco. Falando na sessão de abertura do encontro, Guebuza afirmou que a reunião constitui uma ocasião para analisar as questões de interesse comum para os países membros do bloco regional.

“Vamos, neste contexto, passar em revista a situação política, de estabilidade e de segurança na região e reafirmar o nosso desejo de contribuir para o engrandecimento da nossa organização continental, a União Africana”, disse Guebuza. O estadista moçambicano, que falava na qualidade de Presidente da Troika do ‘“rgão para a Cooperação nas Áreas da Política, Defesa e Segurança, saudou igualmente o empenho que tem sido demonstrado pelo facilitador da SADC, o presidente sul-africano, em cumprimento das decisões do bloco regional.

Na cimeira extraordinária participaram os Presidentes Armando Guebuza de Moçambique (anfitrião); Joseph Kabila da RDcongo, que é igualmente o presidente em exercício da SADC, Jacob Zuma da África do Sul; Rupiah Banda da Zâmbia, Hifikepunye Pohamba da Namíbia; Barnabes Dlamini Primeiro-Ministro da Swazilândia; entre outras individualidades

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!