Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Guebuza inaugura bombas de combustível em Metangula

O Presidente moçambicano, Armando Guebuza, inaugurou na quarta-feira o primeiro posto de abastecimento de combustível construído pelo Estado com fundos do Programa denominado Incentivo Geográfico.

A cerimónia teve lugar na tarde de terça-feira, em Metangula, sede do distrito costeiro do Lago, província do Niassa, norte do país, e contou com a presença de quadros do sector da energia no país. A construção do posto de abastecimento de combustíveis em Metangula está inserida no âmbito do Incentivo Geográfico, aprovado pelo governo, cujo objectivo principal é aumentar a expansão e acesso aos combustíveis líquidos nos distritos.

O programa começou a ser implementado em 2009, visando garantir que todos os distritos do país venham a ter brevemente, pelo menos, um posto de abastecimento de combustível, contribuindo, desta feita, para a redução das distâncias para a aquisição de combustíveis e assegurar o desenvolvimento local. Miquelina Menezes, Presidente do Conselho de Administração (PCA) do Fundo de Energia (FUNAE), disse que a implementação do programa permitirá, por outro lado, a criação de emprego, pequenos e grandes negócios assim como estabilizar os preços dos combustíveis nas zonas rurais.

“A construção destes postos é financiada a partir de fundos provenientes da consignação ao FUNAE de cinco por cento da taxa sobre os combustíveis”, explicou Menezes. O custo médio de um posto do género está avaliado em cerca de nove milhões de dólares americanos e tem capacidade para armazenar 10 mil litros de diesel e igual quantidade de gasolina e cinco mil litros de petróleo de iluminação. No entanto, o custo pode variar em função da localização do distrito ou do facto de precisar ou não de sistemas fotovoltáicos (painéis solares) para o seu funcionamento.

O valor, segundo Menezes, inclui a construção civil, instalação de tanques, (depósitos) de combustíveis, aquisição e instalação das bombas de sucção, sistema de abastecimento de água. O valor inclui ainda um tanque de água que para além de abastecer o posto, permitirá a água potável para a população local, em condições ainda a estabelecer em coordenação com os respectivos gestores. A fonte disse, por outro lado, estarem em curso obras de construção de mais 34 postos nos de distritos de Chicualacuala e Mabalane (província de Gaza), Panda e Govuro (Inhambane), zona sul; Chemba, Maringue, Machanga, Muanza, Gorongosa e Cheringoma (Sofala), Macossa, Machaze, Mossurize e Tambara (Manica).

Estão em curso obras nos distritos de Gilé, Ile, Lugela, Mopeia e Namacura (Zambézia), Chiúta, Changara, Macanga, Marávia,Mutarara (Tete) centro do país, Nacaroa, Mecuburi e Lalaua (Nampula), Maúa, Nipepe e Mecula (Niassa) e Nangade, Quissanga, Palma e Meluco (Cabo Delgado) no norte. Mas 10 postos de abastecimento estão já operacionais em Metangula, Marrupa, Mavago (Niassa), Murrupula e Mossuril (Nampula), Mongicual (Zambézia), Chigubo e Massangena (Gaza), Funhalouro e Mabote (Inhambane). Referir que com vista a garantir qualidade e uniformização dos produtos a comercializar nos postos de abastecimento de combustíveis, o FUNAE e a Petróleos de Moçambique (PETROMOC) celebraram um acordo de parceria.

Ao abrigo do acordo, o FUNAE assegura o financiamento da construção dos postos de abastecimento de combustíveis e a PETROMOC assegura a distribuição, assistência técnica, treinamento e acompanhamento técnico. A exploração dos postos de abastecimento será feita por gestores privados seleccionados preferencialmente nos respectivos distritos, através de concursos públicos, devendo os candidatos responder aos critérios de elegibilidade estabelecidos para o efeito.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!