O Presidente da República, Armando Guebuza, dirirgiu, terça-feira, uma mensagem de pêsames ao seu homólogo de Haiti, René Préval, pela morte de milhares de pessoas na sequência do terramoto que, no passado dia 12, atingiu Port-au- Prince, capital daquele país, e arredores.
Na referida mensagem, o Chefe do Estado afirma ter sido com profunda tristeza, consternação e pesar que teve conhecimento do violento sismo que resultou na morte de milhares de pessoas, um número indeterminado de feridos e desaparecidos, além de milhares de desalojados.
Armando Guebuza manifetou-se chocado pelo dramático cenário de sofrimento humano e devastação causados pelo terramoto. Observa, ainda, que este desastre natural ocorreu numa altura em que os haitianos estavam a registar progressos nos domínios social e económico, com o apoio das Nações Unidas, através da sua missão de paz, a MINUSTAH.
Neste momento doloroso, o Chefe do Estado moçambicano manifesta a sua solidariedade ao povo e ao Governo do Haiti pelo sucedido. De referir que o sismo, de magnitude de 7 graus na escala de Ricther, provocou mais de 150 mil mortos e destruiu parcialmente a capital haitiana e arredores.