Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Artistas participam do concurso cultural

Cerca de 40 grupos de diferentes modalidades artísticas participam, desde o passado dia 16 de Janeiro a 13 de Fevereiro, num festival competitivo, à luz de um vasto programa comemorativo dos 30 anos da Casa Provincial da Cultura que se celebra no próximo dia 26 de Outubro próximo.

As modalidades que fazem parte do festival são o teatro, a poesia, o canto coral, o insiripuiti, nsope e o tufo que, distribuídos em grupos de seis, competem entre si, disputando o primeiro, segundo e terceiro lugares.

Bernardo Pereira, director da Casa de Cultura de Nampula, disse que o concurso cultural tem em vista resgatar os valores culturais no seio da camada juvenil, fortalecer o gosto pela cultura nacional e estimular a participação das comunidades e, acima de tudo, contribuir para a preservação da identidade cultural nacional. Para que o processo decorra com a transparência, foi constituído um júri composto de um representante da comunidade, quatro técnicos de música, dança e teatro, e um escritor. Os prémios variam de 750 a 1.500 meticais.

O nosso entrevistado disse que o Festival Competitivo “ 30 anos da Casa de Cultura” conta com o financiamento da Agência Sueca para o Desenvolvimento (ASDI). A Casa Provincial da Cultura foi oficialmente criada ao abrigo do Decreto 53/ 2004 de 1 de Dezembro, aprovado pelo Conselho de Ministros, que cria as Casas Provinciais de Cultura em Moçambique, que se assumem como centros de difusão e massificação da cultura moçambicana.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!