Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Hospital Geral de Nacala será inaugurado brevemente

O Hospital Geral de Nacala, em Nampula, será inaugurado nos proximos dois meses, segundo assegurou o director provincial de Saúde, Flávio Wate, salientando que a referida unidade será das mais modernas edificadas no período pós independência com fundos do governo. As obras estão avaliadas em pouco mais de Seis milhões de dólares americanos desembolsados por parceiros do governo.

O Hospital de Nacala será de referência para os distritos de Memba, Nacala-a-Velha e parte consideravel de Mossuril,–disse a fonte. Comportará serviços de cirurgia, oftalmologia, estomatologia e radiologia, além de enfermarias de medicina, pediatria e ortopedia. Contará, igualmente, com serviços complementares de lavandaria, morgue e cozinha com equipamentos modernos.

A fonte avançou, na ocasião, que as obras da referida unidade sanitária deveriam ter sido entregues pelo empreiteiro (Ceta- Construções) em Junho do ano findo, o que correspondia ao prazo previsto no contrato. Contudo, nas vésperas da entrega, o ministro da Saúde, Ivo Garrido, efectuou uma visita às obras, tendo recomendado a realização de alguns trabalhos adicionais que não estavam previstos no projecto inicial.

Wate acrescentou que, na altura, o equipamento hospitalar importado já se encontrava na totalidade naquela unidade pronto para a sua montagem, e que o processo foi, entretanto, suspenso para dar início aos trabalhos complementares que consistem na abertura e cobertura de alguns acessos por onde serão transportados os pacientes, incluíndo os corpos para a morgue, reduzindo a exposição a que estariam sujeitos. Referiu-se, ainda, de alguns trabalhos em curso visando garantir a durabilidade da obra.

O HGN tem um parque habitacional composto, nesta fase, por seis casas destinadas aos respectivos médicos e famílias, além de parcelas anexas destinadas à construção de um pavilhão para acomodar serviços de fisioterapia. Enquanto as obras do novo hospital não ficam concluídas, o sector da Saúde em Nampula desdobra-se em esforços com vista a reforçar o efectivo de técnicos qualificados nas várias áreas, sobretudo médicos que, neste momento, já são quatro de igual número de especialidades assegurados para trabalhar naquela unidade.

Segundo Flávio Wate, outros técnicos de nível médio e básico das áreas de saúde e serviços burocráticos, estão a ser recrutados gradualmente, devendo passar por um processo de formação antes da sua entrada em actividade com vista a adaptar-se a filosofia de trabalho daquele hospital. O edifício onde funciona, neste momento, o Hospital Geral de Nacala, carece de espaços o que impede o seu desenvolvimento para o atendimento dos utentes, numa altura em que aquela cidade portuária tem vindo a conhecer um crescimento acelerado do ponto de vista demográfico e do parque de infraestruturas comerciais e industriais.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!