O grupo indiano Tata Steel vendeu a sua participação de 26,27% no grupo mineiro australiano Riversdale Mining à Rio Tinto pela soma de 1,06 mil milhões de dólares australianos – segundo anunciou o grupo em comunicado divulgado em Nova Deli, capital da Índia.
Segundo o comunicado citado pela imprensa internacional, a venda proporcionou uma mais-valia de 100% em menos de quatro anos após as primeiras aquisições.
O grupo indiano Tata Steel afirma não pretender manter qualquer participação na Riversdale Mining, cujas acções vão deixar de estar cotadas na Bolsa de Valores da Austrália, sem que exista um acordo de parceria com o accionista maioritário, Rio Tinto.
O grupo mineiro anglo-holandês Rio Tinto controla 73,2% da Riversdale Mining, grupo que dispõe de reservas de carvão avaliadas em 13 mil milhões de toneladas em Moçambique, nos projectos designados por Benga e Zambeze, no centro do país.
Contudo, o Tata Steel informou que manterá a sua participação de 35% na Riversdale Energy (Mauritius) Ltd, a parceria estabelecida em 2009 para explorar o projecto carbonífero de Benga.