Estudantes da Universidade Mussa Bin Bique (UMB), estabelecimento privado de ensino superior com sede na cidade capital de Nampula, agendaram para quarta-feira, o início de uma greve, em reivindicação de melhores condições.
Os cerca de 600 estudantes que exigem a dissolução da direcção executiva, liderada pelo vice reitor , Hamim Hassane, apresentam dez questões que, na sua opinião, deveriam ser corrigidas pela direcção daquela universidade, dentre as quais se destacam a falta de um espaço fisico próprio para as salas de aulas, laboratório de Química, um conselho universitário, para além da alegada gestão ruinosa dos fundos locais.
Os alunos queixam-se, ainda, da inexistência de docentes efectivos na Universidade, volvidos cerca de nove anos de funcionamento e, como consequência ficam privados de aulas durante muito tempo, uma vez que grande parte dos professores são funcionários de outras instituições.
Entretanto, a direcção da Universidade da Mussa Binque ainda não se pronunciou à volta deste assunto, o que poderá acontecer, provavelmente no dia corrente.