Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Autoridade sanitária em alerta à eventual eclosão de cólera

As autoridades de saúde na província de Nampula afirmam estar em alerta máxima sobre eventuais casos de eclosão de cólera, devido aos elevados casos de diarreias que têm vindo a registar-se, nos últimos meses, em alguns distritos deste ponto do país.

Arlinda Chaquisse, porta-voz da Direcção Provincial de Saúde em Nampula que deu a conhecer a informação em conferência de imprensa, disse, sem precisar os números, que os casos de diarreias agudas ocorrem com maior incidência nos distritos de Eráti, Memba, Moma, e na cidade de Nampula, devido ao deficiente saneamento, para além do consumo de água imprópria resultante dos baixos indices de abastecimento daquele líquido vital.

A nossa entrevista referiu, por outro lado, que, para fazer face à situação, foram reactivados todos os Centros de Tratamento de Cólera (CTC) ao nível da província, para onde são encaminhados doentes padecendo de cólera. Entretanto, não houve nenhuma evidência de cólera dentre as amostras laboratoriais dos casos de diarreias que deram entrada em várias unidades sanitárias da nossa província.

E, como estamos em véspera de tempo chuvoso e mangas, temos vindo a lançar constantes apelos por intermédio dos líderes comunitários para a necessidade de observância das regras básicas de higiene. Sublinhou a fonte. A nossa interlocutora deu-nos a conhecer, igualmente, que todos os distritos da província de Nampula foram reforçados com material de higiene e medicamentos para tratamentos de emergência em surtos de cólera.

Todavia, temos informações de que a farmácia do Hospital Central de Nampula tem vindo, nas últimas semanas, a enfrentar sérios problemas de falta de medicamentos, sobretudo de cloro para o tratamento das doenças diarréicas, situação que carece duma intervenção urgente.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!