Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

GREEN RESOURCES INVESTE COM DOIS BILIÕES DE DOLARES AMERICANOS

A Lúrio Green Resources, uma empresa privada de origem norueguesa vai investir com um total de dois biliões de dólares, num projecto de desenvolvimento duma plantação florestal e industrial nos distritos de Eráti, Ribáuè, Mecuburi e Murrupula, cujos estudos de viabilidade encontram-se numa fase bastante avançada.

Informações colhidas pelo nosso jornal referem que 1.5 biliões de dolares do mencionado montante serão direccionados para a construção de uma unidade fabril para o processamento da polpa e fábrico de papel. Arlito Cuco, director geral da Lúrio Green Resources, que deu a conhecer a informação ao nosso jornal, disse que, enquanto se aguarda pela autor i zação def ini t i va para o desenvolvimento integral do projecto, está em implementação a criação de viveiros numa área de 1000 hectares nos distritos de Mecuburi e Eráti, onde se pretende apurar a melhor variedade de semente de eucalipto adaptável aos solos daquelas regiões, importadas da Tanzânia, África do Sul e Zimbabwé.

O nosso entrevistado referiu que a empresa também perspectiva a instalação de uma serração para o fabrico de mobiliário a partir do eucalipto produzido nas menciodas regiões, produção de postes de energia e l é c t r i c a , p a r a a l é m d e desenvolvimento de projectos de energia renovável, construção de infraestruras sociais, nomeadamente postos de saúde, escolas, incremento de técnicas adequadas de produtividade agricola nas populações, reabilitação de vias de acesso, entre outras acções.

Estamos, igualmente, em negociações com o Corredor do Desenvolvimento de Nacala a fim de encontrarmos soluções para a melhoria de condições no porto de Nacala face ao elevado volume de exportações que iremos efectuar, que ultrapassam a actual capacidade de manuseamento daquela empresa. Sublinhou Cuco. De acordo, ainda, com aquele dirigente, a entrada em funcionamento do referido projecto irá proporcionar ao país a redução da importação de papel, mobiliário.

A nossa produção anual está planificada para 1.300.000 toneladas de polpa, 52.000 m3 de madeira serrada, entre outros serviços. Anotou a fonte. Amisse Cololo, porta-voz do governo provincial em Nampula, confirmou a que a empresa Lúrio Green Resources foi autorizada para a exploração de uma área de cerca de 12 6 mi l h ec t ares nas zo n as subaproveitadas e de machambas abandonadadas para a implementação do projecto, como forma de evitar a ocorrência de eventuais conflitos de terra com as populações.

A nível local, a avaliação do projecto é positiva porque vai contribuir significativamente para o Produto Interno Bruto da nossa província, para além de criar mais postos de emprego para a nossa população. Destacou Cololo.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!