Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Graça Machel no grupo de defesa dos ODM

A moçambicana Graça Machel vai integrar o Grupo de Defesa dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM), uma “colecção de superheróis” anunciada pelo Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon. O grupo inclui figuras como Muhammad Yunus, do Bangladesh, Michele Bachelet, do Chile, Wangari Maathai, do Quénia, e ainda um conjunto de ilustres norte-americanos, como Bill Gates, Ted Turner e Jeffrey Sachs.

Ban Ki-Moon fez o anúncio da composição da “Colecção de seper-herois” numa conferência de imprensa, quinta-feira, na sede da ONU em Nova Iorque. Segundo Ban Ki-Moon, o grupo, a ser liderado por José Rodriguez Zapatero, Primeiro-Ministro espanhol, juntamente com o Presidente do Ruanda, Paul Kagamé, vai ajudar a criar vontade política e mobilizar um movimento de raiz a nível mundial para alcançar os ODM.

A primeira reunião do grupo terá lugar em Madrid no próximo mês de Julho. “Este grupo é uma verdadeira colecção de super-heróis para derrotar a pobreza”, afirmou o secretário-geral. A conferência de imprensa tinha em vista apresentar o relatório anual de progressos dos ODM, que traça um cenário misto, com alguns dos oito objectivos a registarem avanços e outros estagnados ou em regressão, particularmente devido às crises económica e alimentar.

“Este relatório mostra que a incerteza económica não pode ser uma desculpa para atrasar os nossos esforços de desenvolvimento. É uma razão para acelerá-los” afirmou o secretário-geral da ONU. Em Setembro, a ONU vai acolher uma cimeira sobre os ODM, na qual é esperada a adopção de planos de acção nacionais concretos para atingir as metas.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!