Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Governo suspende pesca de camarão

O Ministério das Pescas de Moçambique decidiu estabelecer um período de veda de pesca de camarão para 2010 na baía de Maputo, província de Maputo e na foz do Rio Limpopo, província de Gaza. A veda de pesca de camarão estende-se até o último dia de Fevereiro de 2010.

Moçambique tem três zonas onde é desenvolvida a pesca de camarão, nomeadamente a Baía de Maputo, a Foz do Rio Limpopo e o Banco de Sofala. Para o caso da Baía de Maputo, o referido período de veda aplica-se às embarcações de pesca semi-industrial de arrasto a motor e embarcações de pesca artesanal de arrasto a motor e arrasto para bordo enquanto que para a Foz do Rio Limpopo, o período de veda será aplicado às embarcações de pesca nacionais e estrangeiras que tenham licenças para pescar em águas jurisdicionais moçambicanas, fazendo uso do arrasto a motor e do arrasto para bordo.

O camarão é um dos principais produtos geradores de receitas para o Estado moçambicano, sendo que o sector de pescas que deverá registar um crescimento de cinco porcento em 2009 comparativamente a 2008, segundo dados ofi ciais.

A pesca de camarão para o ano de 2009 deverá atingir as oito mil toneladas para os sector semi-industrial e industrial. No sector empresarial deverá atingir as mil toneladas mas aumentará para as nove mil depois de se adicionar o camarão marinho de aquacultura.

A produção de gamba deverá atingir as 1.900 toneladas.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!