Na sua recente visita de trabalho à província de Nampula, o Presidente da República de Moçambique, Armando Emílio Guebuza, voltou a reiterar que o governo vai continuar a apostar na formação e especilalização dos funcionários do sector público, como forma de melhorar, cada vez mais, a qualidade de prestação de serviços ao cidadão.
Guebuza reconheceu, contudo, que apesar das instituições de educação e formação a todos os níveis terem conhecido uma assinalável expansão, aproximando-se mais ao cidadão, urge, ainda, continuar com acções de combate contra os obstâculos, sobretudo no concernente ao espírito de deixa andar, ao crime, entre outros males que tendem minar o desenvolvimento do país.
O Chefe do Estado moçambicano teceu estes pronunciamentos na cerimónia de inauguração do Tribunal Administrativo de Primeira Instância na província de Nampula.
Explicou que é nossa expectativa que esta instituição participe activamente no combate contra a pobreza através do controlo da legalidade no que concerne aos actos administrativos e fiscalizar todas as despesas públicas de forma aberta e transparente.
Para Guebuza, a descentralização e a desconcentração em curso no país, só poderão alcançar sucessos enquanto o cometimento de todos os funcionários públicos for pleno e em conformidade com a lei.