Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Governo de Nampula estabelece zonas industriais

O governo da província de Nampula identificou zonas industriais nos distritos de Malema e Nacala-porto onde será feito o ordenamento territorial para a acomodação de projectos de desenvolvimento local em diversos ramos de actividade.

Os trabalhos para a identificação e ordenamento das referidas zonas industriais decorreram ao longo dos últimos cinco meses do presente ano, cujo relatório foi apresentado, esta Terça-feira, aos membros do governo provincial no decurso da IX sessão ordinária do executivo.

No final do encontro, o director provincial da indústria e comércio, Elídio Marques, deu a conhecer que o processo da identificação e ordenamento das zonas industriais visa, essencialmente, facilitar o encaminhamento dos investidores que enfrentam problemas relacionados com a demora na atribuição de um espaço para a implantação dos empreendimentos propiciadores do desenvolvimento da província e do país em geral, contribuindo para o melhoramento das condições de vida das respectivas comunidades.

“Os investidores não devem ser confrontados com problemas que tem a ver com a nossa prestação de serviços. Por isso, o nosso objectivo é de facilitar o processo” – frisou Elídio Marques.

Aquele governante afirmou, ainda, que no período em alusão o seu sector melhorou bastante os trabalhos de licenciamento de unidades industriais.

Por exemplo, referiu-se da entrada em funcionamento, nas cidades de Nampula e Nacala-porto e no distrito de Meconta, de três unidades de pequena escala que criaram 15 postos de trabalho para a população local.

Ainda no decurso da IX sessão ordinária, o executivo nampulense discutiu a estratégia nacional de desenvolvimento do país em todos os sectores de trabalho, documento que vai ajudar na implementação dos programas anuais e quinquenais.

Entretanto, o coordenador da área das políticas sectoriais no Ministério de Planificação e Desenvolvimento, Amilcar Arone, disse que o referido documento apresenta abordagens viradas para a industrialização, principalmente, dos sectores de agricultura e turismo, incluindo a promoção de formação e capacitação do capital humano e a reabilitação das respectivas infra-estruturas.

Por outro lado, Amilcar Arone sublinhou que a província de Nampula dispõe de potencialidades para a implementação das actividades de desenvolvimento sem, no entanto, distanciar-se da estratégia nacional.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!