Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Governo da Zambézia recebe fontes de água

No total são cerca de trezentas fontes de água potável a serem entregues, segunda-feira, ao governo da província da Zambézia.

Construídas com o financiamento do governo indiano, as fontes foram abertas nos distritos de Gilé, Mocuba, Gurué, Ile, Alto Molocué, Maganja da Costa, Milange e Lugela respectivamente.

Um documento em nosso poder, vindo da direcção provincial das Obras Públicas e Habitação na Zambézia, indica que a construção destas fontes custou mais de cem milhões de meticais, crédito do governo moçambicano, num total de vinte milhões de dólares norte americanos, que os indianos disponibilização para abertura de fontes nas províncias da Zambézia e Nampula no norte do país.

Para a província de Nampula, estão previstas a construção de seiscentas fontes, enquanto que para a nossa província, os indianos haviam se comprometidos em construir até primeiro semestre do ano em curso, cerca de 300 fontes, que são estas que esta segunda-feira, serão entregues.

O mesmo documento que temos vindo a citar faz saber também que, em termos de cobertura de abastecimento de água na província, em 2009, os níveis situavam-se em 39% e para o ano seguinte, portanto, 2010, houve aumento de 9%, ou seja, subimos para 48%.

Para finais deste ano, conforme assegura o sector das Obras Públicas e Habitação, a cobertura rural é de 56% e a urbana é de 84%.

Até 2014, fim do mandato deste governo, espera-se que a percentagem de cobertura de água na província da Zambézia se situe em 82%. Se assim acontecer, o governo estará a responder com os objectivos de desenvolvimento do milénio.

Todavia, os desafios de abastecimento de água no país, ainda estão longe de satisfazer as necessidades. Neste momento a taxa ronda em 36% em todo país.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!