Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Governo concessiona novos projectos mineiros em Moatize

O governo moçambicano celebrou, Quarta-feira (3), dois novos contratos com as empresas Minas de Moatize e Minas de Revuboè, que irão explorar carvão mineral em Moatize, província central de Tete.

Segundo indica um comunicado de imprensa referido pela AIM, os contratos foram assinados pela Ministra dos Recursos Minerais, Esperança Bias, os representantes dessas companhias e pela Empresa Moçambicana de Exploração Mineira (EMEM), uma entidade do Estado moçambicano.

O comunicado do Ministério dos Recursos Minerais (MIREM) não revela os investimentos a serem aplicados por essas duas empresas. No entanto, sabe-se que a estrutura dos dois projectos prevê a participação de empresas nacionais.

“Prevê-se abertura para a participação nacional de 15 por cento no empreendimento da concessionária Minas de Moatize Lda, dos quais cinco por cento para a EMEM em representação do Estado e os restantes 10 por cento serão vendidos em termos comerciais”, refere o comunicado.

Em relação ao empreendimento concessionado a Minas de Revuboè Lda, a participação nacional será de 10 por cento, dos quais cinco por cento para a EMEM e a parte remanescente para ser igualmente vendida em termos comerciais.

A fonte adianta ainda que em relação a responsabilidade social, a empresa Minas de Revuboè vai investir 38 milhões de dólares americanos, enquanto a Minas de Moatize deverá aplicar quatro milhões de dólares em projectos sociais.

Refira-se que Moatize é uma das maiores reservas mundiais de carvão mineral, onde se encontram diversas companhias, incluindo a brasileira Vale e a anglo-australiana Rio Tinto, cujas exportações já iniciaram.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!