Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Governo dá luz verde para construção e expansão da rede ferroviária no centro e norte de Moçambique

O Governo moçambicano reunido na sua XXIII Sessão Ordinária do Conselho de Ministros, aprovou um Decreto para dentre vários objectivos, permitir a empresa mineradora Vale Emirates Limited, implementar os projectos de construção e expansão da rede ferroviária no país.

Segundo o porta-voz desta sessão, Alberto Nkutumula, o Decreto aprova os Termos de Concessão das Linhas-férreas Moatize-Malawi e Ramal Ferroviário de Nacala-à-velha entre Mossuril e Ponta Mamuaxi à Sociedade Corredor Logístico Integrado de Nacala, SA.

Nkutumula disse que a referente Resolução, vem autorizar a alteração da sociedade Vale, SA, para Vale Emirates Limited para a implementação dos projectos de construção, operação e gestão da Rede Ferroviária das linhas Moatize-Malawi e Ramal Ferroviário de Nacala-à-velha e respectivo terminal portuário de Carvão situado naquele ponto da Província de Nampula, a norte de Moçambique.

As obras de construção do terminal de Carvão e da Linha-férrea ligando Moçambique-Malawi, terão a duração de três anos, estes empreendimentos são avaliados em cerca de um bilião e quinhentos mil dólares.

Sendo que deste investimento 80 por cento do Capital financeiro será disponibilizado pela Vale e os restantes 20 serão alocados pelos Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM), podendo este último adquirir de forma faseada o Capital social até 50 por cento de acordo com o cronograma traçado entre as partes.

Com a operacionalização da linha concessionária, o Governo vai criar oportunidades para que os cidadãos nacionais possam ter uma comparticipação de cinco por cento do Capital social da empresa.

A referente linha-férrea, poderá transportar cerca de 40 milhões de toneladas anualmente, dos quais 30milhões de toneladas do Carvão mineral de Moatize e as restantes toneladas para as empresas nacionais ou estrangeiras interessadas em explorar a via.

Ainda nesta que foi a XXIII Sessão do Governo, o Conselho de Ministros apreciou dentre várias matérias, informações sobre as acções desenvolvidas em 2011 na Área da Mulher e do Género, decorrentes da implementação da política de Género e Estratégia da sua implementação.

Assim como a apreciação da revisão anual no âmbito da parceria de apoio programático entre o Governo e Parceiros de Apoio Programático (PAP’S-2012).

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!