Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Governo aprova estratégia para ensino secundário geral

O governo moçambicano aprovou terça-feira uma resolução sobre a estratégia nacional de ensino secundário geral para o período 2009/2015, que tem por objectivo dar resposta aos desafios de acesso e a qualidade de ensino e capacidade institucional num contexto de procura acelerado deste nível de ensino.

O porta-voz do governo, Luís Covane, disse ser vital que o ensino secundário geral forme cidadãos competentes, com elevado espírito humanístico e patriótico, e com o domínio das línguas moçambicanas, portuguesa e outras. Covane falava durante o habitual “briefing’ `a imprensa, por ocasião da sessão semanal do Conselho de Ministros. Segundo ele, a estratégia pretende dar primazia a formação de cidadãos aptos para enfrentar os desafios actuais do país, nas diversas componentes da vida sócio-económica.

“A estratégia também tem como objectivos aumentar a actual taxa de ingresso de 35 para 70 por cento, incluindo os alunos secundários do ensino particular, que correspondem hoje 15 por cento do total. A estratégia, vincou Covane, vem responder os objectivos traçados para o sector de educação até 2015. Na mesma sessão o governo aprovou, entre outros dispositivos legais, o decreto que cria o Instituto de Nomes Geográficos de Moçambique e o que aprova o regulamento do subsistema de segurança social básica.

A segurança Social básica, segundo o Covane, que é igualmente Vice- Ministro da Educado e Cultura, visa proteger as camadas vulneráveis. “Este programa abrange os cidadãos nacionais incapacitados, sem meios de subsistência e em situação de vulnerabilidade”, explicou Covane.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!