Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

ADVERTISEMENT

Diplomatas da UE entusiasmados com PNG

Representantes do corpo diplomático da União Europeia (UE) acreditado em Moçambique visitaram recentemente o Parque Nacional da Gorongosa (PNG), na província de Sofala, no Centro de Moçambique.

Segundo o Departamento de Comunicação do PNG, os visitantes ficaram entusiasmados com o trabalho do Projecto de Restauração em curso. A delegação de 16 pessoas, na sua maioria embaixadores, em representação de 11 países da UE, chegou ao acampamento do Chitengo a bordo de três carros e foi recebida em Mutua, no distrito do Dondo, pelo director do Departamento de Comunicação e pela gestora do Serviço Científico do PNG, respectivamente Vasco Galante e Franziska Steinbruch.

A visita organizada pela Suécia, que exerce actualmente a presidência rotativa da UE de seis meses até Dezembro próximo, às províncias visava conhecer melhor a realidade do País, sobretudo das zonas rurais, através de contacto directo com as pessoas locais, líderes comunitários, dirigentes e outros actores da sociedade civil. Na sua chegada a Sofala, encontraram-se com o secretário permanente provincial, António Máquina, e o presidente do Conselho Municipal da Beira, Daviz Simango, no “Chiveve”.

No percurso para o PNG escalaram Mafambisse para visitar a Estação de Captação de Água de Dingue-Dingue e o Projecto de Gestão da Bacia Hidrográfica do Punguè. Este último é um programa, que conta com o apoio do Governo Sueco, visando entre vários aspectos, monitorar o rio quanto à entrada de água do mar e efeitos de mudanças climáticas com vista a garantir qualidade de água para o consumo humano e a irrigação dos campos de canade- açúcar da Açucareira de Mafambisse. No PNG, aonde ficaram uma noite, os altos dignitários europeus visitaram a obra do Centro de Educação Comunitária (CEC).

Trata-se de uma “construção verde” de múltiplas infra-estruturas que compreenderá duas fases, cuja primeira já está na etapa conclusiva. Igualmente participaram na palestra em matéria de conservação proferida pela Franziska Steinbruch e na sessão de filme promocional “Africa’s Lost Eden’ da National Geographic sobre o PNG que será exibido, em princípio, ao público dos EUA em Janeiro próximo e aos telespectadores de todo o mundo dois meses depois, estando agendada para Dezembro a anteestreia mundial na cidade de Maputo.

Estas acções impressionaram os diplomatas que fizeram elogios aos esforços do Projecto de Restauração. De acordo com o conselheiro político da Embaixada da Suécia e coordenador da comitiva, Sten Engdahl, “a equipa testemunhou no terreno a realização de um grande trabalho de reconstrução do Parque e social em prol das comunidades locais”. Sten Engdahl acredita que “com a edificação do CEC vão se aprimorar as relações com as populações da região e ampliar o trabalho de melhoria da qualidade de vida prestado a favor destas”. Por outro lado, espera um futuro próspero para as actividades turísticas, dado que essa área de conservação tem todo o potencial atractivo para tal.

“O Parque é fantástico, tem novas infra-estruturas e boa gestão, portanto, tem todas as condições para atrair mais turistas” – enfatizou. Mas para lograr o antevisto sucesso, segundo o representante sueco, é necessário intensificar a campanha de marketing para popularizar cada vez mais a imagem do Parque. No fim da visita ao PNG, fizeram um safari dirigido pelo experiente guia turístico do Parque, Adolfo Macadona. Em seguida prosseguiram a viagem para Caia com o propósito de visitar a ponte Armando Guebuza sobre o rio Zambeze, financiada pela Suécia, UE e Itália, terminando digressão na cidade de Quelimane, na província Central da Zambézia, com a realização de encontros com ONG’s que actuam na área do meio ambiente para abordar questões relacionadas com a desflorestação e uso de recursos naturais.

Recorde-se que o ministro moçambicano da Agricultura, Soares Nhaca, passou a noite do dia 4 de Novembro corrente no Parque Nacional da Gorongosa (PNG), no prosseguimento da sua missão de trabalho de alguns dias à província de Sofala. Soares Nhaca chegou a Chitengo acompanhado pelo director provincial da Agricultura de Sofala, António Limbau, e pelo director distrital das Actividades Económicas de Gorongosa, Inácio Tatu Siyawadya, entre outros elementos do seu pelouro. No dia seguinte orientou uma reunião, para os membros que integravam a brigada ministerial.

Na pauta estava, o balanço do sector algodoeiro. Antes do encontro, o ministro e seus acompanhantes fizeram pela manhã cedo um game drive de cerca de três horas para vislumbrar a diversidade da fauna bravia nas paisagens míticas do “último paraíso exótico” do Planeta Terra chamado Gorongosa.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!