Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Governo apoia FEMATRO na aquisição de 50 autocarros

O governo moçambicano, através do Fundo de Desenvolvimento de Transportes e Comunicações (FTC), comprometeu-se esta sexta-feira a financiar a aquisição de autocarros para o transporte de passageiros a serem operados pelos membros da Federação Moçambicana das Associações de Transportes (FEMATRO. Para o efeito, foi rubricado em Maputo, um acordo entre o FTC e a FEMATRO, nas instalações do Ministério dos Transportes e Comunicações.

Ao abrigo do acordo, o FTC vai contrair um empréstimo bancário no valor de 146.1 milhões de meticais (cerca de 4,6 milhões de dólares) para a aquisição de 50 autocarros, numa primeira fase, com capacidade para transportar um total de 75 passageiros, 55 dos quais sentados. Os autocarros serão usados no transporte colectivo de passageiros nas rotas interurbanas, especialmente em Maputo e Matola.

Assim, os beneficiários deste acordo serão os operadores de transportes associados a FEMATRO, os quais vão, com base no contrato “Leasing” com duração de quatro anos, reembolsar o financiamento. O FTC é uma instituição de Estado, criada em Setembro de 2010, com vista a garantir uma gestão equilibrada e sustentável dos recursos financeiros, dinamizar o desenvolvimento integrado do sistema de transportes e comunicações através de acções coordenadas e de parceria público-privado.

O acordo, rubricado pelo director executivo do FTC, Luís Mhula, em representação do governo, e pelo Presidente da FEMATRO, Rogério Manuel, enquadra-se na implementação da Estratégia para o Desenvolvimento Integrado do Sistema de Transportes que preconiza a combinação de vários serviços de transportes. O Ministro moçambicano dos Transportes e Comunicações, Paulo Zucula, que testemunhou o acto, explicou que o acordo obedece aos princípios da politica do governo para a área dos transportes, nomeadamente no que diz respeito a parceria entre os sectores publico e privado no desenvolvimento e prestação de serviços de transportes públicos, promoção do sector privado nacional nesta área e criação de condições para que o sector informal possa evoluir para o sector formal.

“Este acto parece simples, mas representa muito mais do que um simples acordo. Em primeiro lugar, este constitui um mecanismo de aproximação entre o Estado e o serviço privado no sector de transportes; em segundo, este acto é importante porque a FEMATRO, ao adquirir os autocarros, está a dizer não ao retrocesso, dando o sinal de que a frente é que é o caminho; em terceiro, vamos poder, em breve, contribuir para minimizar o sofrimento das populações, sobretudo nas cidades de Maputo e Matola”, afirmou o Ministro.

Zucula disse ser seu desejo ver os primeiros destes autocarros, que são de marca “Ashok Leyland ”, a circularem já na próxima semana. Segundo o Ministro, este acordo é o terceiro que o FTC rubrica com os parceiros, sendo que os dois primeiros envolvem o FTC e a empresa dos Transportes Públicos de Maputo (TPM).

O director executivo do FTC confirmou a AIM que um dos acordos rubricados com a empresa TPM e’ referente a aquisição de oito autocarros articulados, num investimento avaliado em cerca de 180 milhões de meticais e outro a aquisição de 150 autocarros movidos a gás, cujo processo está em curso. Alias, semana passada, segundo Mhula, procedeu-se ao depósito de pelo menos 10 por cento do montante necessário para a aquisição dos 150 autocarros.

Falando durante o evento, Mhula disse esperar que, com este acordo, a FEMATRO possa melhorar os serviços de transporte publico e, minimizar o sofrimento das pessoas. Por seu turno, o Presidente da FEMATRO manifestou, em nome dos seus associados, a prontidão de honrar com os compromissos estabelecidos no acordo. “Vamos honrar com os compromissos”, sublinhou Rogério Manuel.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!