Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Governação em Moçambique piorou

O índice Ibrahim 2011 de Governação Africana, lançado na passada segunda-feira (10), em Londres, colocou Moçambique na 21ª posição de um total de 53 países avaliados nas categorias de segurança e Estado de Direito, participação e Direitos Humanos, oportunidade económica sustentável e desenvolvimento humano.

Estabelecido em 2007, o índice Ibrahim é a recolha mais abrangente de dados quantitativos que facultam uma avaliação anual do desempenho da governação em cada país africano. A pontuação de 55 (de O a 1 00 pontos) que Moçambique conseguiu na qualidade de governação coloca o país abaixo da média regional para a África Austral, fixada em 58 pontos (8° lugar num total de 12 países), mas figura acima da média continental, de 50 pontos.

A nível das subcategorias, a classificação mais alta de Moçambique é no capítulo de segurança nacional (12° lugar) e a mais baixa é o de educação (44°). De acordo com a avaliação, ao longo dos últimos cinco anos (2006 – 2010) a qualidade de governação global de Moçambique piorou.

A região austral de África é a que apresentou melhor desempenho continental, indica o índice Mo Ibrahim 2011, que coloca as Maurícias como o país com melhor desempenho governativo em África. Seguem-se Cabo Verde, Botswana, Seychelles e África do Sul.

As últimas cinco posições (da 49a a 53a) são ocupadas pela República Centro-Africana, República Democrática do Congo, Zimbabwe, Chade e Somália.

Entretanto, o antigo Presidente da República Cabo-verdiana, Pedro Verona Pires, venceu a edição 2011 do prémio Mo Ibrahim, atribuído anualmente pela fundação. O prémio, no valor de USD 5 milhões, distingue “a visão do ex-Chefe de Estado em transformar Cabo Verde num modelo de democracia, estabilidade e crescente prosperidade em África”.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!