Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Global Voices e Jornal @Verdade de Moçambique são agora parceiros

@Verdade e Global Voices, renomado projecto internacional de jornalismo cidadão, acabam de fechar uma parceria de intercâmbio de conteúdo. A partir deste mês de Março, o @Verdade publicará uma coluna especialmente preparada pela equipa do Global Voices, com os destaques da cobertura do projecto sobre o ciberactivismo mundo fora.

Por outro lado, @Verdade terá espaço no Global Voices para levar a voz da população de Moçambique para o mundo, por meio da cobertura de seus blogs e outros veículos de jornalismo cidadão.

O projecto Global Voices, ou Vozes Globais, é uma iniciativa que nasceu em 2005 no Centro Berkman para Internet e Sociedade, da Escola de Direito de Harvard, uma incubadora de pesquisa focada no impacto da Internet na sociedade, e é hoje uma fundação independente e sem fins lucrativos.

Com o lema “O mundo está a falar, estás a ouvir?”, o seu objectivo é amplificar a conversação global online – que acontece por meio de tecnologias como blogs, podcasts, fotos e vídeos digitais, fóruns e redes sociais – dando destaque a locais, assuntos e pessoas que a imprensa internacional geralmente ignora.

Além da redacção internacional, o Global Voices é traduzido em mais de 30 idiomas em sites do Projecto Língua, dentre os quais está o Global Voices em Português.

Existe ainda o Global Voices Advocacy, uma rede que defende a liberdade de expressão ao redor do mundo e procura proteger os direitos de jornalistas cidadãos, e o Rising Voices, cujo objectivo é ampliar a conversação online, ensinando comunidades marginalizadas em países em desenvolvimento a usar a Internet e os media cidadãos para actuarem como agentes de mudanças.

Para Sara Moreira, editora de países lusófonos do Global Voices e autora da coluna Verdade Global, não poderia haver um melhor veículo para a primeira parceria do Global Voices em Português. “Sabemos do papel importante dos meios de comunicação social na moldagem dessa consciência colectiva e social… com um jornal inteiro de distribuição gratuita, @Verdade tem um papel importantíssimo! Estamos todos cá com os meios de consciencialização, de Moçambique para Moçambique e para o mundo”, diz ela.

Ciberactivismo

O foco principal da coluna Verdade Global, que será publicada sempre na primeira edição do @ Verdade do mês, consistirá em notícias relacionadas com o ciberactivismo, termo usado para definir uma espécie de activismo exercido através da Internet por meio de várias ferramentas que vão de e-mails a blogs, passando por redes sociais, como Twitter e Facebook.

O ciberactivismo surgiu e rapidamente cresceu na última década, impulsionado pela popularização da própria Internet. Ele apresenta um potencial nunca antes visto de facilitar e promover a conexão entre pessoas que partilham interesses comuns.

Com o advento dessas ferramentas dos media online, a barreira da distância física que limitava uma maior partilha de ideias ruiu – agora pessoas de todos os cantos do mundo podem unir-se em torno de uma causa comum, seja ela de cunho ambiental, político ou social, sem precisar de sair de casa.

O baixo custo de implementação e eficácia na resposta a curto, médio e longo prazo por parte comunidade virtual fazem do ciberactivismo o instrumento do século para alavancar a reivindicação de direitos e expressão de opiniões.

Por dar mais poder e voz ao cidadão, não é à toa que o ciberactivismo seja ingrediente chave das muitas revoluções que acontecem nesse momento no Médio Oriente e Norte de África, como mostra o artigo de estreia da coluna Verdade Global.

Links: http://pt.globalvoicesonline.org/

http://www.facebook.com/GVOLusofonia

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!