Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Gana elimina Burkina Faso para defrontar Angola

O Gana eliminou terça-feira o Burkina Faso (1-0) e vai defrontar Angola na partida inaugural dos quartos-de-final do CAN 2010, domingo próximo, no Estádio Nacional 11 de Novembro, em Luanda.

À entrada desta partida pontuável para a terceira e última jornada da primeira fase do Grupo B, os Burkinabes gozavam de uma ligeira vantagem de um ponto contra zero ponto dos seus adversários mas não conseguiram contrariar a reviravolta imposta por estes últimos.

O Burkina Faso trazia esta vantagem inicial do seu jogo inaugural em que empataram por 0-0 contra a Costa do Marfim, actual líder da série D, e um novo empate diante do Gana nesta última partida era o quanto bastava para garantir o seu apuramento. Mas os Ganenses que vinham duma derrota de 1-3 diante dos Ivoirienses no seu primeiro jogo revelaram-se mais empreendedores desde o início até abrirem o marcador aos 30 minutos do jogo por intermédio de Ayew, filho do ex-internacional e capitão do Gana Abedi Ayew “Pele”.

Apesar do abrandamento que começaram a acusar nos derradeiros minutos da partida, os seus adversários não foram capazes de inverter o curso dos acontecimentos a seu favor, desperdiçando muitas oportunidades de golo. Com esta qualificação do Gana, completa-se o primeiro quarteto de selecções nacionais apuradas para os quartos- de-final do 27º Campeonato Africano das Nações em futebol (CAN Orange Angola 2010).

A Costa do Marfim foi a primeira equipa a garantir a sua qualificação no Grupo B que esteve sediado em Cabinda (norte de Angola) e disputado por apenas três selecções em virtude da retirada do Togo.

Na próxima fase, ela vai defrontar a Argélia enquanto segundo classificado do Grupo A liderado por Angola, numa partida a ter lugar no mesmo domingo mas no Estádio Nacional do Chiazi (Cabinda). Falta definir o segundo classificado da série C que deverá acompanhar o líder, Egipto, nos quartos-de-final, bem como os dois apurados da série D actualmente liderada pelo Gabão mas cuja qualificação está ainda por determinar.

O segundo passe do Grupo C vai ser disputado esta quarta- feira pelas selecções do Benin (Benguela), da Nigéria e de Moçambique (Lubango), ao passo que os assentos da série D nos quartos-de-final serão determinados pelos jogos Gabão-Zâmbia (Benguela) e Camarões-Tunísia (Lubango).

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!