Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Futebolista moçambicano no regional no norte de Portugal

O ex-futebolista moçambicano do Desportivo de Maputo, Hélder Martins Saíde, mais conhecido por “Michel”, conseguiu, finalmente, inscrição num Clube Regional do Município de Vila Real, no Norte de Portugal. Trata-se do Mondinense FC (Futebol Clube) que milita na Divisão de Honra do Campeonato Regional da Associação de Futebol do Município de Vila Real.

A informação foi confirmada pelo próprio futebolista em contacto telefónico, esta quinta-feira, com a AIM, em Lisboa. Formado na escola de iniciados do Desportivo de Maputo, onde chegou a internacional, Hélder Saíde “Michel” sublinhou igualmente que o expediente de pedido de Visto de Residência em Portugal deu já entrada no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) via Casa de Moçambique, uma Associação Cívica em Portugal e com sede em Lisboa, actualmente presidida por Enoque João.

Por seu turno, Enoque João confirmou igualmente o envolvimento da Casa de Moçambique na regularização da situação do jogador, que se encontra em Portugal desde Janeiro deste ano. A vinda do futebolista a Portugal foi através da Casa de Moçambique. Em Janeiro deste ano (2009), o jogar chegou a ficar retido no Aeroporto de Lisboa pelo SEF, apesar de possuir um visto do Consulado Português em Maputo, válido por 30 dias. O jovem acabou sendo libertado depois de contactos que envolveram a Casa de Moçambique, o clube luso Paços de Ferreira, o provável destino do jogador para um período de experiência, e o SEF.

Notícias divulgadas na altura pela imprensa lisboeta indicavam que o SEF terá tentado impedir o jovem de entrar em território português porque precisava de confirmação do Paços de Ferreira, já que o cidadão moçambicano afirmara estar em Portugal para um período de experiência como jogador naquela equipa. Tudo indica que a “odisseia” por que passou o jovem moçambicano, que chegou a viver alguns meses sem Visto de Residência em Portugal, terá chegado ao fim. Em Agosto deste ano, numa deslocação a Vila Real, a AIM encontrou Hélder Martins Saíde a viver em condições pouco recomendáveis.

“Comecei a jogar no fim de semana, depois de um período de lesão ligeira, e após inscrição no Mondinense FC (Futebol Clube)”, disse “Michel”. No jogo do fim de semana, em que “Michel” alinhou na segunda metade, o Mondinense FC venceu ao Pegarinho FC, outro clube regional, por 4 bolas a zero. Vila Real é uma cidade portuguesa, capital do Distrito de Vila Real, na Região Norte e sub-região do Douro. É sede de um município com 378,8 quilómetros quadrados e 50.131 habitantes (dados de 2008), subdividido em 30 freguesias.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!